top of page

Festas Judaicas

TuBishvat.jpg

Tu B’Shvat

25 de Janeiro

Tu B’Shvat, o dia 15 do mês de Shvat no calendário judaico, é o dia que assinala o início do “Ano Novo das Árvores”. Celebramos o dia de Tu B´shvat comendo frutas, especialmente  uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Neste dia, lembramos que o “Homem é uma árvore do campo” (Devarim 20:19), e refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa análoga botânica. É a face ecológica do judaísmo.

O Purim comemora a salvação dos judeus d

Purim

24 de Março

Purim (em hebraico Purim: plural de pûr, do acadiano puru) é um feriado judaico que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Hamã, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Ester, um dos livros da Bíblia. A festa de Purim, uma das mais alegres do calendário judaico e comemora a vitória de nosso povo contra a ameaça de genocídio.

Ícone Pessach.jpg

Pessach

22 a 30 de Abril

O Pessach é comemorado por sete dias, e tem início com uma cerimônia na noite do 14º dia do mês de Nisan (o primeiro mês do calendário judaico). Em todo o mundo, as famílias judaicas reúnem-se para o seder do Pessach, ceia ritual em que relembram a libertação dos hebreus, depois de um longo período de cativeiro no Egito, há mais de 34 séculos.

Ícone Iom Hashoá.jpg

Iom Hashoá VeHagvurá

05 de Maio

Em 1948, foi instituído o Iom Hashoá Ve Hagvurá, marcando o sofrimento pela perseguição nazista, pela perda de seis milhões de judeus e pela bravura daqueles que lutaram e sobreviveram ao Holocausto, deixando a marca da lembrança e o compromisso com as futuras gerações.

Relembramos hoje o Iom Hazikaron, dia de

Iom Hazikaron

13 de Maio

É a data da lembrança dos soldados mortos nas guerras de Israel e das vítimas do terrorismo. Iom Hazikaron é observado no dia 4 de Iyar no calendário hebraico e precede a comemoração do dia da Independência de Israel ou Iom Ha’atzma’ut, que ocorre no dia 5 de Iyar .

Iom Haatzmautz.jpg

Iom Haatzmaut

14 de Maio

Celebração da Independência de Israel, declarada por David Ben Gurion em 14 de maio de 1948, após o término do mandato britânico, na terra de Israel, depois de 2.000 anos de exílio.

Lag Baomer.jpg

Lag Baomer

26 de Maio

Lag Baômer tem a duração de 49 dias, conectando Pessach a Shavuot. É o nome dado à data judaica de 18 de Iyar. As sete semanas entre Pêssach e Shavuot são uma época de antecipação e preparação, durante a qual os judeus refazem os passos da jornada dos israelitas do Êxodo até o Monte Sinai há mais de 33 séculos.

É um dos dias mais festivos do calendário judaico,sendo uma festa popular, especialmente em Israel. 

EVENTOS DO SITE3-06.jpg

Yom Ierushalaim

05 de Junho

É um feriado nacional israelense que comemora a reunificação da cidade de Jerusalém e o estabelecimento em definitivo do controle político e militar sobre a totalidade da Cidade Santa, a partir de 7 de junho de 1967, pelo Calendário Gregoriano.

A partir de então, foi concedido o direito para que pessoas de todas as religiões tivessem acesso aos seus locais sagrados.

Shavuot.jpg

Shavuót

11 a 13 de Junho

Shavuot, a Festa das Semanas, comemora a outorga da Torá ao povo judeu no Monte Sinai, sete semanas após a saída do Egito. Neste dia os Dez Mandamentos são lidos nas sinagogas. Também é chamada Chag Habicurim, a Festa das Primícias, que eram levadas ao Templo de Jerusalém, nesta época do ano.

EVENTOS DO SITE-08.jpg

Tisha Be Av

13 de Agosto

Tishá b’Av, o nono dia do mês de Av, é uma das datas mais tristes do ano para o povo judeu. É um dia de luto e jejum, pois recordamos a destruição do Primeiro Templo (queimado pelos babilônios, em 586 A.C.) e do Segundo Templo de Jerusalém (arrasado pelos romanos, em 70 D.C.) – então centros da vida religiosa do povo hebreu. Os dois eventos deram início a longos e penosos exílios.

EVENTOS DO SITE3-09.jpg

Rosh Hashanah

02 a 04 de Outubro

Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, dá início a um período de dez dias conhecido como os Grandes Feriados, ou Yamim Nora’im, um período de penitência e oração que termina com o Yom Kipur. Estes dez dias são concedidos aos judeus do mundo inteiro para uma renovação espiritual.
Em Rosh hashaná pede-se perdão pelos erros cometidos com seus semelhantes e comemora-se o início de um novo ciclo.

Ícone_Iom_Kipur.jpg

Yom Kipur

11 a 12 de outubro

Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano judaico o “Sábado dos Sábados” (Shabat HaShabatot), e é observado no décimo dia de Tishrei. É um dia de jejum, reflexão e orações. É o dia de pedir perdão por promessas feitas a D´us e que foram quebradas, fechando ciclo de renovação espiritual entre Rosh Hashaná e Yom Kipur.

Ícone_Sucot.jpg

Sucot

16 de Setembro a 24 de Outubro

Sucót inicia-se cinco dias após o Yom Kipur e representa muita alegria. Durante oito dias, a Sinagoga é enfeitada e perfumada com vegetação natural enquanto, nas casas, monta-se um caramanchão com plantas e frutas que representam a Sucá (cabana) onde os judeus revivem a forma de vida e as habitações de seus antepassados, durante a travessia entre o deserto e a Terra Prometida.
Esta festividade tem como símbolo as 4 espécies: Lulav (ramo de palmeira)

Ícone_Shemini_Atzeret.jpg

Shemini Atzeret

25 de Outubro

Shemini Atzeret, é a festa da conexão do Oitavo Dia de Assembléia, de acordo com o judaísmo. Depois de completar os sete dias de Sucot, o Oitavo dia significa que o judeu quer permanecer mais um dia na Sucá (na presença Divina).
Em Israel, Shemini Atzeret e Simchá Torá são celebrados com uma mesma festa em Israel (22 de Tishrei) e em dois dias na diáspora (22 e 23 de Tshrei). A celebração começa ao entardecer.
Porém, dois feriados são concedidos, a fim de “compensar-nos por não termos a felicidade de viver

Ícone Simchat Torá.jpg

Simchat Torá

25 de Outubro

Simchat Torá ou Alegria da Torá é o nome da festividade que ocorre no oitavo dia após Sucot. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá,como lembrança da sua eternidade .
Costuma-se dançar com os rolos da Tora fechada.

Ícone Chanucá.jpg

Chanuká

25 de Dezembro a 06 de Janeiro

A palavra hebraica Chanucá significa “dedicação”. Quando os macabeus libertaram o  Templo Sagrado, violado pelos rituais greco-pagãos, este foi novamente purificado e consagrado e a Menorá (candelabro)  aceso novamente com o azeite puro de oliva, descoberto no Templo. Conhecida como a festa das luzes Chanucá é realizada durante oito dias, a partir do 25º dia de Kislev

bottom of page