Notícias

Vítmas do Holocausto serão lembradas em Porto Alegre no dia 27 de janeiro

15.01.2016

Será realizado, na quarta-feira (27), a partir das 18h30, no Museu da UFRGS, evento que marca o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”.

Organizada pelo Museu da UFRGS, com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, SIBRA, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, B’nai B’rith/RS e do Projeto Room 28, a solenidade tem como objetivo ressaltar a importância da memória como forma de reflexão contra a discriminação, a xenofobia e a propagação de ideologias que pregam o ódio e a violência contra grupos minoritários da sociedade.

O dia 27 de janeiro foi instituído pela Assembleia Geral da ONU, em 2005, como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, pois lembra a libertação do maior campo de concentração nazista (Auschwitz Birkenau), pouco antes do final da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

O evento integra a programação oficial da data no Brasil e a abertura contará a presença do Presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann e do Reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Neto. “É uma forma de educar as futuras gerações sobre os horrores do genocídio ocorrido durante o regime nazista na Europa e condenar todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou religiosa”, ressalta o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

Na seqüência haverá a participação de sobreviventes do Holocausto, que contarão ao público suas experiências, em seguida um número musical e, logo após, representantes do Grupo de Diálogo Inter-religioso, que farão uma reflexão sobre a Paz.

No local, o público também poderá conferir a exposição “As Meninas do Quarto 28”, que retrata, através de desenhos, o dia a dia de meninas judias que foram confinadas no gueto de Theresiendstadt, na então Tchecoslováquia, durante a invasão alemã sofrida pelo país na Segunda Guerra Mundial.

O Museu da UFRGS fica no Campus do Centro, na Av. Osvaldo Aranha, 277.

 

 

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019