Notícias

VI Jornada Interdisciplinar para o ensino da História do Holocausto foi realizada em Porto Alegre

14.10.2015

O evento em defesa da Democracia e da Cidadania, sob o título – Holocausto – Múltiplos Olhares, aconteceu no auditório do Ministério Público do RS

No sábado, dia 26 de setembro, no excelente auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, aconteceu a VI Jornada sobre o Ensino da História do Holocausto Em Defesa da Democracia e da Cidadania, sob o título – Holocausto – Múltiplos Olhares.  Organizada pela B’nai B’rith/RS, teve como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Secretaria Estadual de Educação do RS, Universidade Federal/RS e Ministério Público/ RS. Patrocinaram o evento o Instituto JAMA, ABC da Saúde e  San Marino Veículos.

O público presente foi em torno de 400 pessoas, dentre professores das redes municipal e estadual de ensino,  escolas privadas e universidades, além de grande número de interessados no tema,  sem vinculação com escolas.

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, Abraham Goldstein, presidente da B’nai Brith Brasil, prefeito José Fortunati, Luiz Antônio Alcoba de Freitas, representante do Governador do Estado e Secretário de Educação em exercício, Zalmir Chwartzmann, presidente da Federação Israelita do RS, Ricardo Vaz Seelig, representante do Ministério Público Estadual e Luiz Carlos Levenzon, representando a seccional RS da OAB.

Uma intensa programação foi preparada pela Comissão Organizadora, coordenada por Matilde Gus e composta por professoras das Secretarias de Educação do Estado e do Município, UFRGS e membros da B´nai B´rith/RS.

O programa (que incluiu almoço e café da tarde), constou da apresentação de vídeos, músicas e dramatização  e com os seguintes palestrantes: Jairo José da Silva (SP) e Marcio Piltliuk (SP), Luís Edmundo de Souza Moraes (Rio de Janeiro), Michel Gherman (Rio de Janeiro), Arthur Saute (POA), Daniela Raad (POA) e Wremyr Scliar(POA). A convidada de honra foi a sra. Nanette Konig, de São Paulo, sobrevivente do Holocausto, colega de escola de Anne Frank. Nanette, com muita riqueza de memória e emoção, nos contou sua história durante os anos sob jugo nazista na Holanda e após na Alemanha, no campo de concentração de Bergen- Belsen, onde encontrou com Anne Frank, pouco antes da morte desta.

O final da Jornada se deu com o lançamento do Concurso de Redações que se destina aos alunos de escolas públicas e privadas. A premiação ocorrerá em 01 de dezembro no Auditório da Federação Israelita/RS.

 

Fonte: B'nai Brith | Marili Scliar Buchalter

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019