Notícias

Valter Nagelstein renova compromisso com a defesa do Estado de Israel na Câmara de Vereadores

21.09.2016

O Café da Manhã da FIRS recebeu na manhã desta quarta-feira, 21/09, um conhecido representante da comunidade judaica, o candidato à vereador pelo PMDB, Valter Nagelstein. “Normalmente recebemos pessoas de fora para estreitar laços. Hoje é alguém da casa. O candidato da nossa comunidade”, ressaltou o presidente em exercício, Roberto Wofchuk, logo no início da conversa.

Aos diretores e representantes de entidades judaicas, Valter fez um balanço de suas ações tanto na Câmara de Vereadores nos dois mandatos, quanto nas Secretarias Municipais que comandou: SMURB e SMIC.

Na Secretaria de Urbanismo da capital, entre 2015 e 2016, entre os destaques estão a implementação da operacionalização do processo eletrônico, que desburocratizou e agilizou trâmites; e a promoção da revisão da legislação de licenciamento e a reestruturação do Planejamento Urbano. Já na Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio da Capital, onde atuou por dois anos,  criou programas de apoio ao micro e pequeno empreendedores como o Microcrédito e a Linha da Pequena Empresa, fez a Lei Geral da Microempresa em Porto Alegre, trabalhou na qualificação dos trabalhadores através do Sine municipal,  consolidou o camelódromo e desenvolveu várias ações de repressão a pequenos delitos em operações em conjunto com a Brigada Militar.

“Se for reeleito, quero ampliar esse trabalho de reestruturação do serviço público, mostrando a esses profissionais a importância deles para a engrenagem do serviço”, destacou Valter.

Com a convicção de que para fazer política é preciso vocação, é no legislativo que Valter tem atuações mais marcantes em defesa dos valores e do Estado de Israel. Não é incomum seus discursos fortes ecoarem pelo Brasil e até no exterior. “Tenho sempre colocado as questões de Israel em primeiro plano no meu mandato, especialmente porque é fundamental que se faça o debate político em torno do que ocorre no Oriente Médio”, defende.

Valter lembrou ainda da sua atuação à frente da proposta de implantar o ensino do holocausto nas escolas municipais, ação que considera um marco histórico no país. “Em conjunto com a FIRS, Ministério Público e B’nai B’rith conseguimos realizar um trabalho histórico, que chegou a ser notícia internacional, mas que precisa ser preservado”, advertiu.

Acompanhado o vereador, a Assessora de Temas Transversais da Secretaria Municipal de Educação, na questão dos Direitos Humanos, Márcia Sigal, detalhou a importância do que vem sendo feito nas escolas, especialmente na desmistificação de conceitos difundidos na propaganda nazista e que até hoje refletem na sociedade. “É por isso que esse trabalho deve continuar”, complementou.

Valter se dispôs ainda a trabalhar pela construção de um museu do Holocausto em Porto Alegre, empreendimento que julga importante e possível de ser realizado. Neste item, Anita Brumer, do Marc Chagall,  lançou um desafio ao candidato: A construção de um museu judaico. “O mais importante é um museu que congregue toda a nossa história, incluindo o Holocausto. Existem recursos por meio de leis de incentivo para projetos competentes. Nós podemos trabalhar nisso”, sugeriu.

Com o histórico de defesas das temáticas relacionadas com o judaísmo e Israel, Nagelstein pediu a mobilização da comunidade para que ele continue o seu trabalho na Câmara. “Temos que ter representação política. Por isso, renovo o compromisso com a defesa dos valores judaicos e peço o engajamento de todos nessa caminhada”, pediu.

Confira mais fotos do encontro na Fan Page da FIRS no Facebook

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019