Notícias

Skinheads nazis que atacaram judeus em Porto Alegre serão julgados na próxima terça

14.09.2018

Mais de 13 anos após o crime, três homens acusados de atacar um grupo de judeus no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, serão julgados pelo Tribunal do Júri na próxima terça-feira (18). A suspeita é que as agressões teriam motivações raciais. Os réus seriam integrantes de um grupo de skinheads nazistas  (extremistas de direita, defensores da supremacia dos brancos sobre outras raças) que pregava ódio contra judeus, homossexuais e negros.

Laureano Vieira Toscani, Fábio Roberto Sturm e Thiago Araújo da Silva respondem por tentativa de homicídio triplamente qualificado, por motivo torpe (discriminação racial), meio cruel e recurso que dificultou defesa das vítimas.

O ataque aconteceu em maio de 2005, em frente a um bar na Rua Lima e Silva. Na época, a investigação apontou que os agressores, que estavam dentro do estabelecimento, teriam visto as três vítimas do lado de fora, usando quipás (chapéu usado por judeus). O trio teria saído do local e os surpreendido com golpes de facas e canivetes.

Segundo denúncia do Ministério Público (MP), os três réus seriam integrantes de um grupo que divulgava ideias discriminatórias na internet e conteúdos antissemita e nazistas, pregando a supremacia da raça ariana.

Além dos três réus, há outros onze acusados que devem ir ao Tribunal do Júri pelo crime. No entanto, como o processo sofreu cisão, não há previsão de data do julgamento dos demais. A reportagem não conseguiu contato com a  defesa dos três réus.

 

Fonte: Gaúcha ZH

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019