Blogs

Marcos Weiss Bliacheris

Sustentabilidade & Acessibilidade

08.11.2015

Meio ambiente & sustentabilidade, acessibilidade, diversidade & inclusão. São os temas que vamos começar a conversar a partir de hoje neste espaço do site da Federação Israelita do Rio Grande do Sul. Site novo, reformulado e com um verdadeiro minian de blogs e colunistas para discutir questões relacionadas (ou não) ao Judaísmo.

Primeiramente, agradeço o convite da Federação Israelita e espero que o diálogo seja bom para todo mundo.

Em minha vida pessoal e profissional tenho trabalhado bastante com estes temas, mais na Administração Pública do que em qualquer outro ambiente. E militado e escrito nesta áreas. (Para quem quiser mais um pouco de informação sobre esse trabalho, um artigo meu aqui, publicado em um site dedicado à inclusão de pessoas com deficiência).

Sustentabilidade em uma época em que sabemos que os recursos naturais são limitados, mas continuamos usando muitos deles como se não houvesse limites ou amanhã. Acessibilidade, diversidade e inclusão porque a diferença nos fortalece. E são tantas barreiras que são colocadas às diferenças, ao outro. E o judeu foi “o outro” no Ocidente nos últimos dois mil anos.

Há uma velha piada que conta de um concurso internacional sobre o elefante. O americano escreveu um tratado sobre a excelência na criação dos elefantes, o alemão, uma enciclopédia sobre o elefante, o francês, um tratado sobre a vida amorosa do elefante. E Moishe escreveu: “O elefante e o Problema Judaico.”

Somos assim, faz parte da essência do povo judeu. Tão forte quanto discutir, argumentar e não concordar. Sempre buscamos ver o ângulo judaico da questão, onde o judaísmo se encaixa.

Então, vamos tratar de sustentabilidade e inclusão, mas buscando sempre o judaísmo, os judeus e Israel. O que as fontes judaicas nos dizem sobre esses temas, o que os judeus e suas comunidades andam fazendo sobre isso e o que acontece em Israel.

Não se pode pensar em um governo, em uma empresa no século XXI, sem tratar de sustentabilidade e inclusão. Não se pode pensar em comunidade judaica no século XXI sem sustentabilidade e inclusão.
Pois, como disse o primeiro ministro canadense quando questionado sobre seu ministério inclusivo: Porque é 2015.

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Marcos Weiss Bliacheris

Inclusão se aprende em comunidade

06.08.2018

A inclusão se aprende na prática, vivendo. Ninguém aprende a incluir somente nos livros. Existe a teoria, mas nada...

O LADO JUDAICO DO SUPER BOWL LII

03.02.2018

Neste domingo, 04 de fevereiro, será jogada a 52ª. edição do Super Bowl que coloca em campo o New...

Extraordinário

27.12.2017

Está em cartaz nos cinemas o filme “Extraordinário”, baseado no livro homônimo. Estrelado por Owen Willians e Julia Roberts,...

Chalá redonda

20.09.2017

Rosh Hashaná é uma festa cheia de símbolos mas um que me fascina é a chalá agulá. Esta foi...

Ano Novo das Árvores

10.02.2017

No próximo dia 11 de fevereiro , no dia 15 do mês de Shvat do calendário hebraico, comemoramos o...