Notícias

SIBRA comemora seus 80 anos em espetáculo musical com atração internacional

26.08.2016

A SIBRA – Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência, comemora neste domingo, seus 80 anos de atividades com um espetáculo musical internacional. O músico argentino Diego Rubinsztein iniciará sua apresentação às 18 horas, na sede da sinagoga, na Avenida Mariante, 772. O show contará também com a participação dos cantores da sinagoga.  A entrada é franca mas os lugares são limitados, mediante confirmação pelo telefone 3331-8133.

Diego Rubinsztein

Rubinsztein é compositor, pianista e produtor. Atua como o Chazan( cantor liturgico) na Sinagoga de Libertad, a mais antiga e tradicional de Buenos Aires. É conhecido por renovar arranjos de tradicionais músicas do cancioneiro judaico e religioso, dos estilos chassidico ao Ladino, assim como criar, através de sua música, atmosferas emotivas e espirituais.

SIBRA

A história da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), remonta a primeira metade do Século XX, com a chegada de imigrantes judeus alemães a Porto Alegre. Chegando ao Brasil, os imigrantes judeus alemães sofrem o primeiro impacto depois de uma transferência traumática: um mundo tropical, climática e culturalmente muito diverso de sua experiência anterior profundamente germânica. A língua representa também uma barreira de difícil transposição e ao mesmo tempo um elo entre os que chegavam. Na medida em que famílias fugidas da Alemanha nazista aqui aportavam, o núcleo foi se aglutinando em torno da necessidade de conversarem e conviverem. É neste período que surge também a necessidade de se reorganizarem religiosa e socialmente. Estes judeus foram sentindo crescer um vínculo entre eles e buscaram a formação do que viria logo ser a SIBRA. O elo com o judaísmo e com seus costumes alemães foi o ponto de partida para criarem uma entidade que lhes desse um endereço para encontros, para fazerem os serviços religiosos, para trocarem informações e receberem os novos imigrantes.

A SIBRA foi fundada em 29 de Agosto de 1936, nos altos da Confeitaria Rocco. O prédio ainda existe, bem conservado, no centro de Porto Alegre.

Hoje, no ano em que a instituição completa seus 80 anos de fundação, a SIBRA, filiada à linha Reformista Judaica, tem como marca de sua atuação um judaísmo contemporâneo, com propostas modernas de expressão da religiosidade. Dedicando-se também às áreas cultural e musical, promove palestras, encontros, seminários concertos e diversas atividades, além dos serviços religiosos. Através da atuação do Rabino Guershon Kwasniewski, a SIBRA é a representante da comunidade judaica no Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que reúne líderes espirituais de diversas correntes religiosas levando a mensagem do respeito às diferenças e do convívio harmônico entre as religiões.

 

 

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019