Blogs

Marcos Weiss Bliacheris

Shaná Tová

30.09.2016

Rosh Hashaná está chegando. O Ano Novo judaico começa no entardecer deste domingo.  Na tradição judaica esta época do ano é marcada pelo “chesbon nefesh”, literalmente o balanço da alma. Hora de examinarmos nossas qualidades, defeitos, as ações que praticamos ou que deixamos de praticar. Tempo de introspecção, de olhar para si, para dentro. Como dizia Hilel, se eu não for por mim, quem será?

A festa marca o dia da Criação, o aniversário do mundo. A tradição judaica nos lembra que o planeta não é nosso. Há um marcante midrash  do Talmud que conta uma conversa de D-us com Adão:

Quando Deus criou os primeiros seres humanos, levou-os ao redor do Jardim do Éden e disse: ‘Olhem para meus trabalhos! Vejam como eles são lindos! Para o seu bem eu criei todos eles. Você não deve estragar ou destruir meu mundo, pois se o fizer, não haverá ninguém para consertá-lo.

Cabe a nós, a Humanidade, os filhos de Adão como somos chamados em hebraico, manter a criação. É uma responsabilidade humana e um dever judaico. Pensando em nós mas também no outro. Seja os que dividem conosco a Terra, sejam nossos filhos e nos filhos de nossos filhos. Como dizia Hilel, se eu for só por mim, quem serei eu?

Durante o ano estamos mergulhados na rotina. Somos os que não temos tempo. Somos pessoas que fazemos tudo sempre igual. O shofar, que já vem sendo tocado desde o início do último mês do calendário judaico, Elul, é um chamado. Como diz Rambam, nos desperta. Acordar para pensar sobre o que fazemos, como fazemos e por que fazemos. Não se pode ser sacudido e se continuar o mesmo de quando se estava dormindo.

O shofar nos leva ao estranhamento e à ação. E, como dizia Hilel, se não agora, quando?

SHANÁ TOVÁ

 

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Marcos Weiss Bliacheris

Inclusão se aprende em comunidade

06.08.2018

A inclusão se aprende na prática, vivendo. Ninguém aprende a incluir somente nos livros. Existe a teoria, mas nada...

O LADO JUDAICO DO SUPER BOWL LII

03.02.2018

Neste domingo, 04 de fevereiro, será jogada a 52ª. edição do Super Bowl que coloca em campo o New...

Extraordinário

27.12.2017

Está em cartaz nos cinemas o filme “Extraordinário”, baseado no livro homônimo. Estrelado por Owen Willians e Julia Roberts,...

Chalá redonda

20.09.2017

Rosh Hashaná é uma festa cheia de símbolos mas um que me fascina é a chalá agulá. Esta foi...

Ano Novo das Árvores

10.02.2017

No próximo dia 11 de fevereiro , no dia 15 do mês de Shvat do calendário hebraico, comemoramos o...