Notícias

Senador Lasier Martins manda mensagem à FIRS após visita a Israel

09.02.2018

Mensagem do Senador:

“Prezados Zalmir, Roberto e Albert,

Foi uma viagem de extraordinário proveito. Eu já estivera duas vezes no país em rápidos compromissos jornalísticos na década de 90, mas nada comparável ao aprendizado de agora. A oportunidade ensejou conhecimento aprofundado da história de Israel, da realidade próspera de hoje e da tenacidade contínua de seu povo, seu admirável espírito democrático e, sobretudo, controle das adversidades. Os conflitos na região são milenares, mas o povo de Israel sempre teve capacidade de defenser-se, superior para criar, inovar, projetar-se nas ciências e daí a prosperidade. Jerusalém, em particular, possui uma atração especial, com sua cor, charme e qualidade de cidade moderna.

As visitas à industria da desalinização da água do mar e ao Ministério da Agricultura se constituíram num  complemento à amostragem do universo de competências de Israel..

E naquilo que interessava à organização justificadamente nos mostrar, os contatos foram altamente pedagógicos, entre eles o doloroso Museu do Holocausto. E, nas conclusões : os ódios e violências dos grupos terroristas realmente não permitem concessões. Poderia ser o fim do país mais adiantado do Oriente Médio. A solução por efetivo Acordo de Paz tem sido difícil. Mas o povo judeu é inteligente. E a inspiração que vem do Rei Davi figura como permanente símbolo de perseverança e coragem.

Obrigado pela generosa indicação para a jornada. Resta dizer que o grupo de assistência, com Juan, Luiz, Sergio e André foi de gente grandiosos em todos aspectos.

Abraço

Lasier Martins”


Os cinco parlamentares brasileiros que estiveram em Israel em viagem organizada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o Project Interchange, do American Jewish Committee (AJC) voltaram de lá com uma nova perspectiva do país, até então marcada principalmente pelo noticiário de conflitos e guerras.

O senador Álvaro Dias agradeceu à Conib pela “oportunidade extraordinária de conhecer mais de perto a história do país, frequentar os ambientes (históricos) reviver a fé, fortalecer a crença e alimentar os sentimentos de religiosidade”. “Foi muito importante – disse ele – conhecer a história de um povo, de um país pequeno, com uma grande história, história que alimenta as esperanças de um futuro melhor para a humanidade, já que, superando as vicissitudes, os percalços, Israel construiu uma civilização generosa, democrática e, sobretudo, competente, com avanços na tecnologia, com progres so e desenvolvimento econômico, apesar da pressão de seus vizinhos e de viver num ambiente de conflito permanente”. “Israel é um grande exemplo para a humanidade”. “É uma demonstração de eficiência em razão da inteligência de um povo”. “Voltamos ao Brasil certamente com mais motivação e inspiração para que, com os exemplos de Israel, possamos buscar um futuro melhor para o nosso país”, disse ele em vídeo.

Os senadores Álvaro Dias (Podemos-Paraná), Cristovam Buarque (PPS – Distrito Federal), Lasier Martins (PSD – Rio Grande do Sul), e os deputados Arthur Maia (PPS – Bahia) e Guilherme Mussi (PP – São Paulo) permaneceram por cinco dias em Israel com uma programação extensa e intensa, que incluiu encontros com autoridades de Israel e da Autoridade Palestina, um ministro da Suprema Corte israelense e também representantes de organizações e empresas locais. Em visita ao Yad Vashem, o Museu do Holocausto em Jerusalém, os parlamentares ficaram muito emocionados e puderam conhecer m ais a fundo a perspectiva histórica que levou à fundação do Estado moderno de Israel. Alguns inclusive choraram durante a visita.

Os parlamentares disseram que a imagem que tinham do país era muito diferente da realidade que puderam ver de perto. Todos manifestaram profunda admiração pelo povo judeu e viram no Estado de Israel uma consequência dos padrões éticos do judaísmo. Eles se entusiasmaram com as possibilidades de cooperação entre Brasil e Israel em várias áreas, como dessalinização da água, agricultura e segurança. Esta foi a terceira viagem do projeto, que no ano passado levou ao país os senadores Ana Amélia Lemos (PP/RS), Humberto Costa (PT/PE), Jorge Viana (PT/AC), Katia Abreu (PMDB/TO) e Ricardo Ferraço (PSDB/ES) e os deputados federais Bruna Furlan (PSDB/SP), Pedro Vilela (PSDB/AL) e Eduardo Cury (PSDB/SP).

A Conib e a Fisesp entendem que a melhor forma de conhecer a realidade local é estar lá presencialmente e ter acesso a diferentes pontos de vista, incluindo lideranças árabes-israelenses e palestinas. O impacto dessa realidade nos parlamentares brasileiros ajuda a transformar a visão que eles têm de Israel e certamente ajudará a melhorar as relações entre os dois países. (CONIB)

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019