Notícias

Secretário de Direitos Humanos do Estado quer aproximação com a comunidade judaica

04.11.2015

Cesar Faccioli vê na cultura judaica valores que podem ser disseminados na sociedade como um todo.

Em encontro na Federação Israelita, na manhã desta quarta-feira, 4/11, César Luís de Araújo Faccioli, secretario da Justiça e dos Direitos Humanos, falou dos objetivos da Secretaria de se abrir para as comunidades, dialogando e recolhendo valores para a construção de uma sociedade que vá além da tolerância. Ou seja, que o respeito e cidadania estejam em primeiro lugar. E, para Faccioli, a comunidade judaica é das que mais pode contribuir. “Temos na cultura israelita um acervo rico de valores, como o da família, que poderiam ser difundidos ainda mais em outros setores. Por isso, defendo uma aproximação maior com essa comunidade,” disse ele aos dirigentes da FIRS.

Faccioli argumenta que esse debate é necessário frente à escalada de intolerância vista na sociedade, especialmente nas redes sociais. “Está na hora de se enfrentar e discutir com muita clareza esse assunto,” defendeu.

Um exemplo da aproximação da comunidade com a Secretaria é o encontro entre a diretoria de Direitos Humanos e o Colégio Israelita, marcado para os próximos dias, cujo objetivo é conhecer o projeto de educação voltado ao respeito ao idoso. “Essa é uma das grandes demandas que recebemos nos Conselhos, por isso procuramos o Colégio para conhecer esse trabalho, que começa na educação infantil,” informou a diretora de Direitos Humanos Cintia Bonder.

Outra hipótese levantada no encontro foi a organização de um Fórum, em que se possa reunir referencias mundiais e multiculturais a fim discutir cidadania nos dias atuais.

“Se a Secretaria entende que podemos ajudar na construção de um evento desse porte, podemos avançar,” afirmou o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

Fonte: FIRS

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019