Blogs

Leniza Kautz Menda

Sabina Berman , uma escritora judia mexicana

06.03.2017

Sabina Berman, uma escritora judia mexicana, escreveu, entre outros livros, o excelente “ La mujer que buceó dentro del corazón del mundo”.

Nesse romance, cuja ação se passa nas costas do mar de Mazatlán, a personagem principal, Karen Nieto, nasceu com deficiências mentais. Até uma certa idade, era considerada uma menina selvagem e analfabeta. Karen era órfã e havia sofrido abusos físicos por parte de sua mãe. Ela era considerada uma retardada mental em relação aos seres humanos comuns ou padrão. Nos testes de QI alcançara o lugar intermediário entre os idiotas e os imbecis. A garota, no entanto, era bem consciente de suas virtudes: não sabia mentir, não se preocupava com coisas inexistentes, era incapaz de se expressar através de metáforas ou eufemismos para disfarçar a realidade e estava consciente de que aquilo que não sabia era muito superior àquilo que sabia. Portanto, era uma garota autêntica.

Sua tia, Isabelle, resolve investir na menina órfã e não mede esforços para que ela viesse a falar, ler e escrever. Karen começa a estudar zoologia na Universidade; abandona, porém, o curso devido a suas deficiências intelectuais. A jovem, no entanto, demonstra espírito empreendedor, conhecimento sensitivo do mundo, vindo a se tornar a maior empresária da pesca do atum em terras mexicanas.

Karen contesta a pesca predatória do atum e tenta, com pertinácia, diminuir o sofrimento dos animais. Ela busca o auxílio do rabino para se certificar de que os atuns tivessem uma morte menos dolorosa e para que não se asfixiassem durante o processo de seu extermínio. Além desse gesto de bondade, luta para a preservação dos golfinhos que anunciam a presença dos atuns.

Esse ser humano sensível se recusa a ser uma pessoa padronizada. Karen é diferenciada, pois não pensa única e exclusivamente no lucro obtido com a venda do atum. Ela age para amenizar o sofrimento dos atuns visto que tem consciência de que a falta de oxigênio produz alucinações nesse espécime dos mares.

O modo de pensar e de agir de Karen está em conformidade com as ideias do famoso escritor Isaac Bashevis Singer o qual se opõe, com veemência, à figura Divina que permite a atrocidade em relação aos animais: “ Como pode um Deus misericordioso permitir tudo isso e ficar calado? ” “ Se a natureza é tão esperta que vigia cada estrela do céu, cada animal da floresta, cada camundongo, e verme, como pode não ter compaixão? Como pode uma grande sabedoria ligar tão pouco para os tormentos de criaturas inocentes? ” (Amor e Exílio)

Karen é um ser humano sensível e misericordioso; ela encarna um conceito inerente ao judaísmo – o Tikun Olam, ou seja, a noção de reparação do mundo. Cada ser humano, segundo essa visão, tem o dever e a responsabilidade de consertar o que está errado no mundo. Cada pessoa pode e deve contribuir para a melhoria de sua própria existência e para o futuro das próximas gerações. Karen, a senhorita incapacitada, faz a diferença e dá um excelente exemplo a todos nós.

1 Comentário a Sabina Berman , uma escritora judia mexicana

  1. Paolla Vianna's Gravatar Paolla Vianna
    10 de outubro de 2017 at 02:24 | Permalink

    Oie obrigada pela atenção…

    Se puder me retornar agradeço…

    Eu sou descendente de Salomão pela linhagem da Rainha de Saba….

    Tenho 30 anos sou Transex… Porém Eu sou a filha de Deus…

    Já falei com Marco Feliciano é com uma Pastora da assembleia de Canudos onde fui apresentada, quando bebê, ninguém me ouvir… Se puder pelo menos ouvi… Depois VOCÊ tirá sua conclusão…

    Meu Whatsapp 51 995459599

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Leniza Kautz Menda

O Tribunal da Quinta- Feira

23.12.2016

O livro de Michel Laub, “ O Tribunal da Quinta-Feira, nos surpreende pela atualidade de seus temas, entre os...

Rindo do Trágico: o humor na literatura israelense contemporânea

03.11.2016

Segundo Amós Oz: “ Comédia e tragédia são duas janelas para ver a mesma realidade”. Um dia, elas se...

Sholem Aleichem: o Escritor do Povo Judeu

19.09.2016

No dia 13 de maio deste ano ocorreu o centenário de morte do famoso escritor Solomon Rabinovitch, mundialmente conhecido...

De Amor e Trevas, o filme

16.05.2016

O filme, baseado na obra de Amós Oz, transporta para a tela do cinema momentos significativos da autobiografia desse...

O nascimento do Estado de Israel sob a ótica infantil de Amós Oz

27.04.2016

Para os judeus do mundo inteiro e especialmente para os judeus que viviam na Palestina, o Estado judeu nasceu,...