Notícias

Ronny Someck apresenta sua poesia cosmopolita na Feira do Lvro

04.11.2015

O poeta israelense foi um dos convidados da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

Nascido no Iraque, mas levado pelos seus pais ainda criança para Israel, Ronny Someck usa todos os elementos da sua vida para criar metáforas. Cenas domésticas, erotismo, guerra, felicidade, futebol – uma das suas paixões – até a obra de Fernando Pessoa. Nada escapa do olhar desse poeta cosmopolita.

“Ele mostra que Israel é um pais multicultural e multirracial,” definiu o professor e contista Moacir Amacio, que dividiu a mesa e a tarefa de traduzir os poemas de Someck com a atriz Mirna Spritzer, na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Segundo Moacir, tudo se reflete na sua obra, que é filosoficamente israelense, mas aberta ao mundo.

O poeta é conhecido por, muitas vezes, combinar sua poesia com música e arte. É um dos escritores israelenses mais traduzidos no mundo. Publicou dez volumes de poemas e ganhou vários prêmios literários internacionais em seu país. No Brasil, a editora Annablume lançou “Gol de esquerda”, com tradução de Moacir Amâncio, em 2012.

No evento que apresentou a obra de Someck, nesta quinta-feira (5) o Cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, destacou a parceria com a Câmara do Livro e a importância da Feira para o mundo. “Esse evento faz parte da linguagem universal que aproxima todos os povos: a cultura,” disse ele na abertura do encontro.

Na Feira do Livro, Someck também autografou a sua mais recente obra Carta a Fernando Pessoa. A vinda de Ronny à Feira do Livro teve o apoio do Consulado de Israel em São Paulo e da FIRS.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019