Notícias

Ronny Someck apresenta sua poesia cosmopolita na Feira do Lvro

04.11.2015

O poeta israelense foi um dos convidados da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre

Nascido no Iraque, mas levado pelos seus pais ainda criança para Israel, Ronny Someck usa todos os elementos da sua vida para criar metáforas. Cenas domésticas, erotismo, guerra, felicidade, futebol – uma das suas paixões – até a obra de Fernando Pessoa. Nada escapa do olhar desse poeta cosmopolita.

“Ele mostra que Israel é um pais multicultural e multirracial,” definiu o professor e contista Moacir Amacio, que dividiu a mesa e a tarefa de traduzir os poemas de Someck com a atriz Mirna Spritzer, na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. Segundo Moacir, tudo se reflete na sua obra, que é filosoficamente israelense, mas aberta ao mundo.

O poeta é conhecido por, muitas vezes, combinar sua poesia com música e arte. É um dos escritores israelenses mais traduzidos no mundo. Publicou dez volumes de poemas e ganhou vários prêmios literários internacionais em seu país. No Brasil, a editora Annablume lançou “Gol de esquerda”, com tradução de Moacir Amâncio, em 2012.

No evento que apresentou a obra de Someck, nesta quinta-feira (5) o Cônsul de Israel em São Paulo, Yoel Barnea, destacou a parceria com a Câmara do Livro e a importância da Feira para o mundo. “Esse evento faz parte da linguagem universal que aproxima todos os povos: a cultura,” disse ele na abertura do encontro.

Na Feira do Livro, Someck também autografou a sua mais recente obra Carta a Fernando Pessoa. A vinda de Ronny à Feira do Livro teve o apoio do Consulado de Israel em São Paulo e da FIRS.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019