Notícias

Reconciliação e Paz

26.08.2016

Texto de autoria do Lider Espiritual da SIBRA, Guershon Kwasniweski e do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, publicado em 26.08 no Jornal Zero Hora.


 

“Amarás a teu próximo como a ti mesmo.” (Lv 19, 18)

Assistimos cotidianamente a sinais de intolerância, de violência diante da dificuldade de conviver com diferenças, de radicalismos e fundamentalismos que geram preocupações.

Alguns absurdos nos levam a concordar com a afirmação de que estamos vivendo uma terceira guerra mundial fragmentada, que assistimos e experimentamos na própria carne.

Diante desta realidade somos convidados a construir pontes que favoreçam a convivência pacifica e respeitosa, através do diálogo e do respeito pelas diferenças.

A tradição judaico-cristã há décadas se empenha para conjuntamente promover a cultura da reconciliação e da paz. Estamos conscientes das dificuldades que no passado nos distanciaram; sabemos, porém, que podemos hoje construir pontes em prol de um futuro de fraternidade, justiça e paz.

Esta indicação aponta para a necessidade de se colocar no lugar do outro, respeitando diferenças de cultura, pensamento, religião, pois o amor se constrói através do diálogo, da palavra, do encontro, do respeito, da confiança.

Somos convidados a não fazer ao outro aquilo que não gostamos seja feito a nós (Hilel). Reconciliar é dar acesso, trazer harmonia e paz entre partes. É aproximar o que está separado e distante.

A reconciliação e a paz envolvem a responsabilidade pessoal e coletiva, pois tocam situações que a todos preocupam: a desintegração das relações humanas, tendo como foco principal a instituição família e as relações de amizade; as situações de violência desmedida que a todos atinge e o descuido para com a vida em suas diversas expressões.

Um sinal de ação conjunta é o simpósio ‘Reconciliação e Paz’, que ocorrerá na PUC — Porto Alegre, dia 29 de agosto, às 19h (Salão de Atos) com a presença do renomado escritor Anselm Grün.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019