Notícias

Reconciliação e Paz

26.08.2016

Texto de autoria do Lider Espiritual da SIBRA, Guershon Kwasniweski e do Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, publicado em 26.08 no Jornal Zero Hora.


 

“Amarás a teu próximo como a ti mesmo.” (Lv 19, 18)

Assistimos cotidianamente a sinais de intolerância, de violência diante da dificuldade de conviver com diferenças, de radicalismos e fundamentalismos que geram preocupações.

Alguns absurdos nos levam a concordar com a afirmação de que estamos vivendo uma terceira guerra mundial fragmentada, que assistimos e experimentamos na própria carne.

Diante desta realidade somos convidados a construir pontes que favoreçam a convivência pacifica e respeitosa, através do diálogo e do respeito pelas diferenças.

A tradição judaico-cristã há décadas se empenha para conjuntamente promover a cultura da reconciliação e da paz. Estamos conscientes das dificuldades que no passado nos distanciaram; sabemos, porém, que podemos hoje construir pontes em prol de um futuro de fraternidade, justiça e paz.

Esta indicação aponta para a necessidade de se colocar no lugar do outro, respeitando diferenças de cultura, pensamento, religião, pois o amor se constrói através do diálogo, da palavra, do encontro, do respeito, da confiança.

Somos convidados a não fazer ao outro aquilo que não gostamos seja feito a nós (Hilel). Reconciliar é dar acesso, trazer harmonia e paz entre partes. É aproximar o que está separado e distante.

A reconciliação e a paz envolvem a responsabilidade pessoal e coletiva, pois tocam situações que a todos preocupam: a desintegração das relações humanas, tendo como foco principal a instituição família e as relações de amizade; as situações de violência desmedida que a todos atinge e o descuido para com a vida em suas diversas expressões.

Um sinal de ação conjunta é o simpósio ‘Reconciliação e Paz’, que ocorrerá na PUC — Porto Alegre, dia 29 de agosto, às 19h (Salão de Atos) com a presença do renomado escritor Anselm Grün.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019