Blogs

Marcos Weiss Bliacheris

Rabino e Ministro

23.12.2015

Aqui no Brasil, da comunidade judaica já saíram ministros do Meio Ambiente. José Goldemberg, na então Secretaria do Meio Ambiente e Carlos Minc, deputado carioca, de quem ouvi que devemos lutar pela Amazônia como os macabeus lutaram pela Terra de Israel.
Mas a Argentina inovou no seu ministério. Após as últimas eleições para presidente, em que foi eleito Maurício Macri, nossos vizinhos tem um rabino como ministro do Meio Ambiente.
Sérgio Bergman, eleito parlamentar pela cidade de Buenos Aires foi nomeado Ministro do Meio e Desenvolvimento Sustentável. Circulou pela Internet o vídeo de seu juramento sobre o Tanach, “la Biblia hebrea”.
Conhecido por sua kipá multicolorida, típica dos judeus de Bukhara, o rabino é um ativista social com atuação muito ampla, sendo membro e fundador do Memória Ativa, associação civil que se manifesta toda segunda-feira protestando por justiça pelo atentado realizado contra a instituição judaica AMIA (Asociación Mutual Israelita Argentina) em julho de 1994 em Buenos Aires, matando 85 pessoas e ferindo cerca de 300 pessoas.
Formado em farmácia e bioquímica, sempre conjugou a atividade social e política com as atividades do rabinato da Sinagoga de la Congregación Israelita Argentina. Alberto Menache, judeu brasileiro e cruzeirense que esteve por diversas vezes nos serviços da sinagoga quando residiu na capital portenha, destacou o carisma do rabino. Qualidade que é ressaltada até mesmo pelos seus críticos: aqueles que acham que um rabino não deveria se intrometer na política, que um rabino não deveria se expor.
O rabino também criou a organização “Argentina Ciudadana” de ativismo social e político e é escritor de diversas obras, tratando de judaísmo mas também de diversidade, política e cidadania.
É amigo do Papa Francisco, de quem já disse que “encontrei em Bergoglio o meu rabino”. Inspirado na encíclica papal “Laudato Sí”, Sérgio Bergman escreveu os “10 Mandamentos da Sustentabilidade” , os quais transcrevo abaixo em espanhol:
LOS 10 MANDAMIENTOS DE LA SUSTENTABILIDAD
I. Amarás a la Tierra, tu planeta, y lo manifestarás cotidianamente.
Llevarás adelante las mejores prácticas ambientales que conozcas, cambiando las que puedas corregir, siendo íntegro y auténtico.
II. No tomarás los recursos naturales en vano.
La moderación garantiza la sostenibilidad del resto de las especies.
III. Santificarás los biomas.
Y celebrarás a las comunidades que los habitan.
IV. Honrarás a tu padre y a tu madre, y al resto de los organismos vivos.
V. No desforestarás. (Sin sentido ni responsabilidad)
VI. Evitarás actos contaminantes.
Respetarás las leyes y cuando éstas resulten insuficientes te comprometerás a apoyar el dictado de nuevas normas o a la mejora de las ya existentes.
VII. No despojarás al resto de las generaciones.
Serás austero en el consumo de energía, agua, alimentos y otros recursos.
VIII. No darás falso testimonio ni disfrazarás tus acciones.
Estarás bien dispuesto para reconsiderar malas prácticas y activar otros modos, más sustentables y equitativos.
IX. No consentirás pensamientos ni deseos que no sean sustentables.
Todo lo que hagas será teniendo en cuenta el bienestar general.
X. No codiciarás los bienes comunes.
Propiciarás su desarrollo y justa distribución para que las condiciones de vida resulten más armónicas en todo el planeta.

Termino o citando o ministro Carlos Minc, de quem falei no começo: Saudações eco-judaicas!

O rabino foi um dos críticos a atuação do governo de Cristina Kirchner na investigação e punição dos responsáveis pela AMIA, nos acordos como Irã e não poupou jamais o chanceler Timerman.

O rabino foi um dos críticos a atuação do governo de Cristina Kirchner na investigação e punição dos responsáveis pela AMIA, nos acordos como Irã e não poupou jamais o chanceler Timerman.

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Marcos Weiss Bliacheris

Inclusão se aprende em comunidade

06.08.2018

A inclusão se aprende na prática, vivendo. Ninguém aprende a incluir somente nos livros. Existe a teoria, mas nada...

O LADO JUDAICO DO SUPER BOWL LII

03.02.2018

Neste domingo, 04 de fevereiro, será jogada a 52ª. edição do Super Bowl que coloca em campo o New...

Extraordinário

27.12.2017

Está em cartaz nos cinemas o filme “Extraordinário”, baseado no livro homônimo. Estrelado por Owen Willians e Julia Roberts,...

Chalá redonda

20.09.2017

Rosh Hashaná é uma festa cheia de símbolos mas um que me fascina é a chalá agulá. Esta foi...

Ano Novo das Árvores

10.02.2017

No próximo dia 11 de fevereiro , no dia 15 do mês de Shvat do calendário hebraico, comemoramos o...