Notícias

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa visita o Lar Maurício Seligman

17.12.2015

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do RS, deputado Catarina Paladini(PSB), visitou nesta quarta-feira (16) o Lar Maurício Seligman, em Porto Alegre. O parlamentar conheceu a estrutura e o atendimento oferecido aos idosos da comunidade judaica na Capital. Localizado em uma área de 12 hectares, o Lar atende cerca de 70 pessoas e completará 50 anos em 2016.

Recebido pelos administradores, Catarina pode observar que a estrutura oferecida atualmente permite aos idosos um atendimento diferenciado, com oficinas, atividades musicais e recreativas. “É um espaço bem estruturado, que atende às necessidades de quem vive no Lar. Fico sempre feliz ao ver espaços assim, pois o Brasil está envelhecendo e temos que nos preparar para isso. Nos próximos 30 anos, um terço da população brasileira será formada por idosos. E todos almejamos viver muito e com qualidade”, disse o parlamentar.

O presidente do Lar Maurício Seligman, o médico Mario Schvartzman, afirmou que a instituição é mantida pelo pagamento de mensalidades e, especialmente, por meio de doações. “Não é um trabalho simples, mas contamos com as famílias de antigos internos e de benfeitores que escolhem a nossa instituição para contribuir de alguma forma. Temos uma atividade importante aqui, que é dar dignidade às pessoas que precisam de uma atenção especial nessa fase da vida”, salientou.

O presidente da CCDH parabenizou a direção pelo trabalho e lembrou que a expectativa do IBGE é de que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos. “O Brasil está se encaminhando para se configurar como um país com mais idosos do que crianças e trabalhos como esse são fundamentais para garantir a dignidade dessa população”, disse Catarina.

Também participaram da visita os vice-presidentes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Albert Poziomyck e Luis Carlos Levenzon, o vice-presidente do lar, Nilton Lerrer e o secretário André Susserman.

Sobreo Lar

Na década de 50, a Claims Conference (Conferência de Reparações), criada pelo Congresso Judaico Mundial, prontificou-se a destinar recursos financeiros às comunidades judaicas em todo o mundo para deduzir os prejuízos causados pelo nazismo. Com isso, integrantes da Sociedade Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra) conseguiram uma verba para a construção de uma entidade beneficente voltada aos idosos, que se tornaria a Sociedade Israelita Riograndense Lar dos Velhos, hoje Lar Maurício Seligman.

O projeto, coordenado pelo Dr. Maurício Seligman, tomou impulso com a doação feitas pelos senhores Jerônimo Zelmanovitz , Maurício Steinbruck e Isaac Radin de uma área de 12 hectares no bairro Jardim Sabará, em Porto Alegre. O local, na época, era pouco urbanizado e afastado do centro da cidade. No entanto, a grande área disponível oportuniza diversas atividades.

Já definido o lugar, partiu-se para o projeto da sede. Para isso, a sibra organizou um concurso de anteprojetos. O arquiteto Irineu Breitman foi o vencedor e no dia 16 de outubro de 1961 foi lançada a pedra fundamental do lar. Cinco anos após o Lar foi inaugurado, no dia 15 de novembro de 1966.

A comunidade judaica de Porto Alegre uniu esforços, doando imóveis, somas em dinheiro e organizou campanhas para arrecadar fundos. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre colaborou, arborizando a frente do terreno. Seis meses antes de ser concluída a obram já havia 22 candidatos a residentes do Lar.

De lá para cá, a entidade cresceu, consolidou-se e se tornou uma referência na área, contribuindo para a qualidade de vida de muitas famílias judaicas.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019