Notícias

Pluralidade de Israel é ressaltada em homenagem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

25.05.2016

Israel do conhecimento, da ciência, da generosidade, do respeito à democracia e à sua história. A pluralidade do Estado foi a grande homenageada na tarde desta terça-feira (24), em sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que marcou a independência de Israel.

“Poderia citar as várias faces de Israel, mas escolhi falar como o jovem druso que hoje está aqui com vocês demonstrando esse multiculturalismo e desempenhando o meu sonho de representar Israel no Brasil”, disse emocionado o vice-cônsul de Israel em São Paulo, Fares Saeb.

Valter Nagelstein, proponente da homenagem, destacou que a sessão solene também tem esse propósito de celebrar a diversidade do Estado, além de fortalecer os vínculos com a sociedade porto-alegrense. “Aqui há uma comunidade forte, pujante que contribui a cada dia para o desenvolvimento desta cidade”.

O presidente da Firs, Zalmir Chwartzmann, lembrou da importância da memória para povo judeu e resgatou alguns episódios que consolidaram a relação da comunidade com a Câmara. “Sempre encontramos aqui solidariedade com as nossas demandas. Por isso quero fazer esse agradecimento especial que a Casa empresta à comunidade.”

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Mauricio Dziedricki, propôs estender a homenagem. “Reconheço a importância de Israel e proponho fazer esse mesmo reconhecimento no parlamento gaúcho”.

Em sessão presidida pelo vereador Guilherme Socias Villela, os representantes da Casa se revezaram no microfone para exaltar Israel, o povo judeu e a qualidade de representação do vereador Nagelstein.

Estiveram presentes Sandra Goldman, pelo Ministério Público, e representantes de entidades judaicas.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019