Notícias

Pluralidade de Israel é ressaltada em homenagem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

25.05.2016

Israel do conhecimento, da ciência, da generosidade, do respeito à democracia e à sua história. A pluralidade do Estado foi a grande homenageada na tarde desta terça-feira (24), em sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que marcou a independência de Israel.

“Poderia citar as várias faces de Israel, mas escolhi falar como o jovem druso que hoje está aqui com vocês demonstrando esse multiculturalismo e desempenhando o meu sonho de representar Israel no Brasil”, disse emocionado o vice-cônsul de Israel em São Paulo, Fares Saeb.

Valter Nagelstein, proponente da homenagem, destacou que a sessão solene também tem esse propósito de celebrar a diversidade do Estado, além de fortalecer os vínculos com a sociedade porto-alegrense. “Aqui há uma comunidade forte, pujante que contribui a cada dia para o desenvolvimento desta cidade”.

O presidente da Firs, Zalmir Chwartzmann, lembrou da importância da memória para povo judeu e resgatou alguns episódios que consolidaram a relação da comunidade com a Câmara. “Sempre encontramos aqui solidariedade com as nossas demandas. Por isso quero fazer esse agradecimento especial que a Casa empresta à comunidade.”

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Mauricio Dziedricki, propôs estender a homenagem. “Reconheço a importância de Israel e proponho fazer esse mesmo reconhecimento no parlamento gaúcho”.

Em sessão presidida pelo vereador Guilherme Socias Villela, os representantes da Casa se revezaram no microfone para exaltar Israel, o povo judeu e a qualidade de representação do vereador Nagelstein.

Estiveram presentes Sandra Goldman, pelo Ministério Público, e representantes de entidades judaicas.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019