Notícias

Pela primeira vez, Federação Israelita recebe um Arcebispo em sua sede

28.04.2016

O café da manhã da Federação Israelita do RS desta quarta-feira (27) foi histórico. A entidade recebeu pela primeira vez um Arcebispo. D. Jaime Spengler, à frente da arquidiocese de Porto Alegre, foi recebido pela diretoria da entidade e pelos rabinos Ari Oliczeweski, Guershon Kwasniewski e Marcos Perlmuter, para falar sobre temas de interesse social da capital gaúcha, intolerância, além das relações entre as religiões.

A angústia recorrente de todos é como fazer frente aos desafios impostos pelas mudanças de época. Atrair e manter a relação entre comunidade e sua religião, foi um dos principais assuntos discutidos. “Como fazer trazer de volta aquelas pessoas afastadas? O que os jovens querem para ir à igreja?” questionou Ari.

Já Marcos lembrou que vivemos o “paradoxo da felicidade”. “O que as pessoas mais querem é alcançar a felicidade, no entanto, cada vez mais, elas estão depressivas”. Para ele, falta um sentido para as pessoas e é neste momento que a religião deve entrar.

D. Jaime comunga da mesma preocupação dos judeus e lembra que os números que mais crescem no mundo são dos indiferentes. Para reverter essa situação, Spengler tem convicção de que a saída é semear os valores das religiões nas crianças. “Depois de crescer, elas podem até se afastar, mas aquele valor estará plantado”.

Já o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, acredita que o que está faltando é a figura de um líder, em todos os aspectos e ambientes. Para ele, o líder é uma necessidade do ser humano.

É neste aspecto que a figura do Papa Francisco tem conseguido reverter a situação da igreja católica, avaliam todos. “Porque ele demonstra humanidade e isso atrai o público”, pondera D. Jaime.

Outro tema bastante debatido foi a situação dos refugiados na síria. A avaliação unânime é de que muito pouco está sendo feito por eles. “É uma repetição da história dos judeus. Um genocídio e estamos fechando os olhos de novo”, resumiu Sergio Caraver, presidente da Sibra.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019