Notícias

Pela primeira vez, Federação Israelita recebe um Arcebispo em sua sede

28.04.2016

O café da manhã da Federação Israelita do RS desta quarta-feira (27) foi histórico. A entidade recebeu pela primeira vez um Arcebispo. D. Jaime Spengler, à frente da arquidiocese de Porto Alegre, foi recebido pela diretoria da entidade e pelos rabinos Ari Oliczeweski, Guershon Kwasniewski e Marcos Perlmuter, para falar sobre temas de interesse social da capital gaúcha, intolerância, além das relações entre as religiões.

A angústia recorrente de todos é como fazer frente aos desafios impostos pelas mudanças de época. Atrair e manter a relação entre comunidade e sua religião, foi um dos principais assuntos discutidos. “Como fazer trazer de volta aquelas pessoas afastadas? O que os jovens querem para ir à igreja?” questionou Ari.

Já Marcos lembrou que vivemos o “paradoxo da felicidade”. “O que as pessoas mais querem é alcançar a felicidade, no entanto, cada vez mais, elas estão depressivas”. Para ele, falta um sentido para as pessoas e é neste momento que a religião deve entrar.

D. Jaime comunga da mesma preocupação dos judeus e lembra que os números que mais crescem no mundo são dos indiferentes. Para reverter essa situação, Spengler tem convicção de que a saída é semear os valores das religiões nas crianças. “Depois de crescer, elas podem até se afastar, mas aquele valor estará plantado”.

Já o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, acredita que o que está faltando é a figura de um líder, em todos os aspectos e ambientes. Para ele, o líder é uma necessidade do ser humano.

É neste aspecto que a figura do Papa Francisco tem conseguido reverter a situação da igreja católica, avaliam todos. “Porque ele demonstra humanidade e isso atrai o público”, pondera D. Jaime.

Outro tema bastante debatido foi a situação dos refugiados na síria. A avaliação unânime é de que muito pouco está sendo feito por eles. “É uma repetição da história dos judeus. Um genocídio e estamos fechando os olhos de novo”, resumiu Sergio Caraver, presidente da Sibra.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019