Notícias

Parlamento Israelense toma forma em atividade pedagógica no Colégio Israelita

01.09.2016

O projeto, já consolidado nessa etapa curricular, consiste na simulação do Legislativo Israelense. Caracterizada por abordagens democráticas e desafiadoras, a MiniKnesset deste ano teve como destaque a participação intensa das turmas de 2ª série do EM.

Em sua 7ª edição, os alunos tiveram como temas em debate: os assentamentos Israelenses em território da Cisjordânia e os casamentos civis, incluindo o casamento homoafetivo.

A Miniknesset é uma parceria entre a Escola e o Eitan – setor educacional da Agência Judaica. Com início das ações ainda no mês de Julho, a proposta contou com o auxílio de madrichim do Eitan e morim de Cultura Judaica, que ministraram aulas específicas durante esses últimos dois meses. Foi no decorrer deste período, que os estudantes aprofundaram os seus conhecimentos sobre política, para que tivessem propriedade na defesa de ideologias partidárias e na discussão de temas polêmicos que contemplam o cotidiano de Israel.

A simulação foi realizada no dia 25 de agosto, quando mais de 70 alunos, divididos em partidos, viveram o momento de chaver Knesset (membro do Parlamento). Devidamente caracterizados, os jovens elaboraram leis e defenderam a sua aprovação no decorrer da atividade. E é dessa forma que o projeto amplia a visão dos estudantes entre 15 e 16 anos, sobre assuntos complexos que envolvem geopolítica, legislação, etnia e guerra.

Para a coordenadora da Educação Judaica, Ilse Wofchuk, “ações como esta têm um valor comunitário inestimável, porque desenvolvem a identidade judaica, promovem a relação geracional com jovens da comunidade e preparam futuras lideranças”.

 

Fonte: CIB

Fotos: CIB

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019