Notícias

Parlamento Gaúcho celebra o Centenário do Centro Israelita

11.10.2017

*por Centro Israelita Portoalegrense
O Grande Expediente da sessão desta terça-feira (10) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi ocupado pelo deputado Edson Brum (PMDB) em homenagem aos 100 anos do Centro Israelita e à imigração judaica no Rio Grande do Sul.
O parlamentar iniciou sua manifestação da tribuna citando que, “acima das crenças, além do conforto religioso, os templos servem, também, à perpetuação da humanidade. Mantém aquecidos os corações, os espíritos e as vontades”.
Num caso específico, prosseguiu, “não é raro que se diga: as sinagogas foram responsáveis por manter a união e a identidade judaicas ao longo dos séculos”. Assim, sublinhou o deputado a homenagem se fez mais que justa, uma vez que o Centro é “uma destas instituições que ajudaram a cristalizar a união do seu povo, e que merece nosso respeito”.
Enfatizou que o nosso shil, fundado em 12 de setembro de 1917, por imigrantes vindos do Leste Europeu, dedicou-se, desde o início, a questões que iam muito além das fronteiras da religião. “Foi sempre muito mais que um local adequado às orações, constituindo-se num sustentáculo físico à promoção da educação judaica, do crescimento religioso e espiritual de seus membros, lutando pela preservação da história, pela integridade do grupo, mantendo acesos, assim, os fundamentos do judaísmo”, destacou.
Em apartes, manifestaram-se os deputados Frederico Antunes (PP), Lucas Redecker (PSDB), Ciro Simoni (PDT), Regina Becker Fortunati (Rede), Missionário Volnei (PR), Adão Villaverde (PT), Liziane Bayer (PSB) e Tiago Simon (PMDB). Compuseram a mesa das autoridades, além do presidente do Parlamento deputado Edegar Pretto (PT), o presidente do Centro Israelita, Flavio Lermann; o presidente da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzman; o rabino Marcos Perelmutter; o representante do governo do Estado, diretor do Memorial do RS, Dilmar Portela; Fernanda Knijinik Milman, representante da Defensoria Pública do Estado, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Valter Nagelstein. Nas galerias, integrantes da comunidade judaica acompanharam a homenagem.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019