Notícias

O equívoco de Tarso Genro

03.02.2016

É incompreensível e condenável o equívoco do ex-ministro e ex-governador Tarso Genro quando, no seu twitter, comparou a perseguição nazista aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial às investigações que envolvem o ex-presidente Lula e as consequentes repercussões sobre o caso.

Os judeus foram perseguidos e assassinados pelos nazistas e seus aliados pelo simples fato de serem judeus. Os nazistas criaram uma metodologia que visava a segregação, a desumanização e, por fim, a aniquilação do povo judeu. Esse objetivo era tão importante ao regime comandado por Hitler que desde o início figurou como política de Estado.

Tal contexto não se assemelha em nada ao atual cenário brasileiro, tornando falaciosa qualquer tentativa de equiparação entre o momento que vivemos e as perseguições e o extermínio sofridos pelo povo judeu.

Esta tentativa de comparar o genocídio de 6 milhões de pessoas no coração da Europa com as questões atuais brasileiras minimiza e banaliza o mal incomensurável perpetrado pelos nazistas contra os judeus e toda a humanidade.

Tarso Genro, assim, desrespeita a memória das vítimas e os sobreviventes dessa tragédia.

Elie Wiesel diz que esquecer é condenar novamente à morte os milhões de inocentes que foram sacrificados no Holocausto. Fazer comparações deste tipo, também.

Federação israelita do Rio Grande do Sul (03.02.2016)

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019