Notícias

Novo Cônsul Geral de Israel em São Paulo faz sua primeira Visita oficial ao Rio Grande do Sul

11.11.2016

O cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, pisou em solo gaúcho, esta semana, pela primeira vez desde sua nomeação há três meses.

O diplomata chegou a Porto Alegre na quarta-feira(09.11). O dia foi dedicado a visitar a imprensa e dar entrevistas para veículos de comunicação. Goren esteve na Zero Hora, Jornal do Comércio, Correio do Povo e a Rede Pampa de Comunicação. A noite, o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann ofereceu um jantar em sua resideência para o Cônsul, a diretoria da federação e convidados.

Na quinta-feira(10.11) pela manhã Dori Goren foi recebido pelo Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann. O encontro no Salão Nobre da Reitoria contou com a presença do chefe de Gabinete João Roberto Mello, do secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard e do pró-reitor de Pós-Graduação Celso Loureiro Chaves. Acompanharam o cônsul o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul em exercício Roberto Wofchuk, e o vice-presidente executivo Albert Poziomyck. Nicolas Maillard apresentou ao cônsul os convênios que a UFRGS mantém com instituições israelenses e afirmou que há possibilidade de ampliar parcerias, principalmente na mobilidade de alunos de doutorado. Após o encontro a comitiva dirigiu-se à empresa AEL Sistemas, empresa de tecnologia aeronáutica, sediada em Porto Alegre que representa a empresa israelense ELBIT no Brasil.

À tarde, o governador José Ivo Sartori recebeu Goren no Palácio Piratini. Segundo o cônsul, existe possibilidade de cooperação em diversas áreas. “O Rio Grande do Sul já realiza parcerias com empresas israelenses, então precisamos incentivar as áreas de tecnologia e inovação, além de pesquisas e outras esferas de interesses que possam resultar em novos acordos”, afirmou. Em 2015, o intercâmbio comercial entre Rio Grande do Sul e Israel foi de 32,5 milhões de dólares, em exportações, e 90,6 milhões de dólares, em importações. Entre as potenciais áreas de interesse, estão tecnologias para agricultura e precisão, oportunidades para produtos como arroz e carnes, além da produção de adubo.

No final do dia foi a vez de visitar a PUCRS, onde o cônsul proferiu uma palestra. O tema abordado foi “O jeito israelense de fazer empreendedorismo”,  segundo Dori, o objetivo da visita ao Estado é estabelecer contatos com autoridades e com o mundo empresarial.

Hoje, sexta-feira(11.11), acompanhado de sua esposa Cecilia, o diplomata foi o convidado do Café da Manhã na FIRS, onde encontrou-se com presidentes de entidades judaicas e ativistas comunitários. Logo após foi conhecer o Colégio Israelita Brasileiro. À tarde, a agenda de Goren contempla um encontro com o prefeito recém eleito, Nelson Marchezan, uma visita à Feira do Livro e, no final da tarde, sua programação se encerra participando de uma cerimônia de Kabalat Shabat numa das sinagogas da Capital.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019