Notícias

Novo Cônsul Geral de Israel em São Paulo faz sua primeira Visita oficial ao Rio Grande do Sul

11.11.2016

O cônsul geral de Israel em São Paulo, Dori Goren, pisou em solo gaúcho, esta semana, pela primeira vez desde sua nomeação há três meses.

O diplomata chegou a Porto Alegre na quarta-feira(09.11). O dia foi dedicado a visitar a imprensa e dar entrevistas para veículos de comunicação. Goren esteve na Zero Hora, Jornal do Comércio, Correio do Povo e a Rede Pampa de Comunicação. A noite, o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann ofereceu um jantar em sua resideência para o Cônsul, a diretoria da federação e convidados.

Na quinta-feira(10.11) pela manhã Dori Goren foi recebido pelo Reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann. O encontro no Salão Nobre da Reitoria contou com a presença do chefe de Gabinete João Roberto Mello, do secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard e do pró-reitor de Pós-Graduação Celso Loureiro Chaves. Acompanharam o cônsul o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul em exercício Roberto Wofchuk, e o vice-presidente executivo Albert Poziomyck. Nicolas Maillard apresentou ao cônsul os convênios que a UFRGS mantém com instituições israelenses e afirmou que há possibilidade de ampliar parcerias, principalmente na mobilidade de alunos de doutorado. Após o encontro a comitiva dirigiu-se à empresa AEL Sistemas, empresa de tecnologia aeronáutica, sediada em Porto Alegre que representa a empresa israelense ELBIT no Brasil.

À tarde, o governador José Ivo Sartori recebeu Goren no Palácio Piratini. Segundo o cônsul, existe possibilidade de cooperação em diversas áreas. “O Rio Grande do Sul já realiza parcerias com empresas israelenses, então precisamos incentivar as áreas de tecnologia e inovação, além de pesquisas e outras esferas de interesses que possam resultar em novos acordos”, afirmou. Em 2015, o intercâmbio comercial entre Rio Grande do Sul e Israel foi de 32,5 milhões de dólares, em exportações, e 90,6 milhões de dólares, em importações. Entre as potenciais áreas de interesse, estão tecnologias para agricultura e precisão, oportunidades para produtos como arroz e carnes, além da produção de adubo.

No final do dia foi a vez de visitar a PUCRS, onde o cônsul proferiu uma palestra. O tema abordado foi “O jeito israelense de fazer empreendedorismo”,  segundo Dori, o objetivo da visita ao Estado é estabelecer contatos com autoridades e com o mundo empresarial.

Hoje, sexta-feira(11.11), acompanhado de sua esposa Cecilia, o diplomata foi o convidado do Café da Manhã na FIRS, onde encontrou-se com presidentes de entidades judaicas e ativistas comunitários. Logo após foi conhecer o Colégio Israelita Brasileiro. À tarde, a agenda de Goren contempla um encontro com o prefeito recém eleito, Nelson Marchezan, uma visita à Feira do Livro e, no final da tarde, sua programação se encerra participando de uma cerimônia de Kabalat Shabat numa das sinagogas da Capital.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019