Nota de Repúdio da FIRS ao texto publicado pelo PSOL sobre Shimon Peres
14.10.2016
A Federação Israelita do Rio Grande do Sul – FIRS, representante da Comunidade Judaica Gaúcha, expressa sua indignação pela publicação, no dia 9 de outubro, do texto “Shimon Peres – Morreu o genocida prêmio Nobel da Paz” (http://bit.ly/2dMySTS), no site da CST – Corrente Socialista dos Trabalhadores, baseado no Rio de Janeiro, grupo que faz parte do quadro político do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade.
O texto, além de mentiroso, difamatório e maniqueísta, incita o ódio ao Estado de Israel, ao Sionismo e, por consequência, ofende a todo o Povo Judeu, sua história de perseguições, sua luta pela autodeterminação e o direito de retorno para sua terra ancestral.
Mesmo respeitando a democracia, a pluralidade de ideias e a liberdade de expressão, é inadmissível tolerar uma manifestação de conteúdo racista, antissemita e torpe vinda de um órgão constituído e reconhecido por um partido político brasileiro.
Posturas como essa ferem não só a constituição de nosso país, mas também contribuem para a desinformação do publico e não colaboram, em nada, para uma solução pacífica do conflito. Pelo contrario, o texto da CST corrobora com a ideia de um novo Holocausto e da extinção do Estado de Israel. As lideranças políticas que se calam diante deste tipo de discurso são diretamente responsáveis pela manutenção do preconceito com consequências potencialmente nefastas em nossa sociedade.
Infelizmente o assunto não é novo. O CST e sua liderança é reincidente e o assunto já foi motivo de conversa, há pouco tempo, entre a FIRS e Luciana Genro, candidata à Prefeitura de Porto Alegre nas últimas eleições e uma das principais líderes do partido em nível nacional.
Desta forma, a FIRS, se irmana à Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, à CONIB e demais federadas, pedindo à Direção Nacional do PSOL medidas severas frente a este disparate político e seus perpetradores, que através de seus posicionamentos xenófobos e violentos, não trazem nada de positivo, nem para o partido, muito menos para a sociedade brasileira.
Nota da FIERJ sobre o caso:
|
Leia Mais
Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel
Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...
Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial
O Instituto de Tecnologia de Israel (Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....
“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)
A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...
Conheça as startups mais valiosas de Israel
Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...
Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?
O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...