Notícias

Naamat Pioneiras realiza a primeira edição do Projeto Arte & Artistas evidenciando a obra de Tarsila do Amaral

14.12.2018

A primeira edição gaúcha do projeto Arte & Artistas reuniu mais de 120 pessoas no Instituto Ling, no último dia 06 de dezembro.

A palestra da Tarsilinha do Amaral, sobrinha -neta da pintora Tarsila do Amaral, revelou detalhes sobre como foi produzido o quadro Abaporu – a mais valiosa obra brasileira, estimada em mais de R$ 120 milhões – já que, recentemente, recebeu uma oferta nesse valor, feita por um colecionador interessado em repatriar a obra ao Brasil. Não é por menos: o Abaporu é o símbolo representantivo do movimento antropofágico e modernista da Semana de 22, marco inesquecível na arte brasileira.

O Kurotel, patrocinador ouro, ofereceu terapias diversas em suas instalações diferenciadas, em Gramado, para incentivar a arrecadação de fundos para a entidade, presenteando aqueles que adquiriram réplicas de Tarsilinha do Amaral e de Benjamin Rothstein, este um carioca que retrata, com muito bom gosto, cenas do quotidiano.
Além da palestra, os presentes também foram recebidos com um coquetel oferecido pelo grupo Press, que é patrocinador prata do evento, assim como a W Advisors – family office, voltada para a gestão de patrimônio familiar, comandada por Leonardo Wengrover. Elenita Lewin recepcionou Tarsilinha do Amaral e Clarice Joszef, presidente nacional da Na’amat Pioneiras Brasil, no Hotel Coral Towers.

O marchand Nicolas Bublitz fez uma ação especial para arrecadar fundos para a entidade, leiloando a réplica n. 01 do Abaporu, já emoldurada, quadro que foi adquirido por Juliano Almeida.

Por fim, já que se trata de um evento da comunidade judaica realizado em plena festa de Chanuká, as chaverot do Grupo Ahavá fizeram a cerimônia de acendimento das velas, com o objetivo de disseminar um pouco da cultura e da tradição judaica, emocionando os presentes.

O grupo Ahavá, da Na’amat Pioneiras Porto Alegre, foi criado em 08 de março de 2017 e é composto por Carolina Heller, Cristiane Bisch Piccoli, Débora Nigri Libis, Dienifer Vidal, Michelle Squeff (presidente), Mirele Alves Brás, Mylene Ryba Siegmann e Rosita Wolfrid.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019