Notícias

Ministro do STF faz discurso otimista em evento da FIRS

23.11.2018

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso fez um discurso otimista, na tarde desta segunda-feira, dia 19, em evento do projeto “Ideias Memoráveis” promovido pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul. Para o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, a palestra do Ministro é de extrema importância por ele ser um símbolo do protagonismo do Poder Judiciário, com atitude firme e combativa. “A sua atuação como magistrado nos orgulha e alimenta as esperanças de um novo Brasil. Nossa democracia está cada dia mais madura e as nossas instituições mais sólidas”, afirma.

Com o tema “Reflexões sobre o Brasil” a fala teve como fio condutor a história do país e fatos marcantes que refletem no atual contexto brasileiro. “A onda de negatividade não me pegou, nós estamos em um momento de travessia penosa, mas que nos levará ao crescimento ético e moral, estamos plantando uma semente para um país melhor. Não compartilho de pessimismo”, provoca.

Para o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, a palestra do Ministro é de extrema importância por ele ser um símbolo do protagonismo do Poder Judiciário, com atitude firme e combativa. “A sua atuação como magistrado nos orgulha e alimenta as esperanças de um novo Brasil. Nossa democracia está cada dia mais madura e as nossas instituições mais sólidas”, afirma.

O Ministro também destacou a corrupção estrutural e sistêmica que surpreendeu mesmo os olhares mais atentos ao cenário nacional. “A novidade é a reação da sociedade que deixou de aceitar, essa é a energia que queremos em prol do bem. É um processo histórico de revolução ética no Brasil”, ressalta.

No encerramento, Barroso propôs uma reflexão: “o Brasil é uma das dez maiores economias do mundo, a fotografia atual parece sombria, mas não podemos nos impressionar demais com os maus exemplos. Não importa o que esteja acontecendo a sua volta, faça o melhor papel que puder”.

O evento foi realizado pela FIRS, com apoio da OAB/RS. A organização e o almoço foram coordenados pela cerimonialista Márcia Kautz.

IDEIAS MEMORÁVEIS
O projeto “Ideias Memoráveis” já recebeu diversas personalidades nacionais e internacionais para relatar suas trajetórias de vida, ideias e experiências. Nomes como Celso Lafer, Clara Ant, Claudio Lottenberg, Luciano Huck, Nelson Sirotsky, Pedro Herz, Nilton Bonder e Pilar Rahola participaram do ciclo de palestras.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019