Notícias

Prefeito de Porto Alegre conhece tecnologias para cidades inteligentes em visita a Israel

16.02.2018

Nelson Marchezan Júnior está em Israel, desde o dia 10, participando de encontros com empreendedores que buscam aliar inovação ao turismo, no hub de Inovação Turística. A agenda integra a programação da 32ª Conferência Internacional de Prefeitos, que ocorre até o dia 16, em Jerusalém e Tel Aviv, com o tema Cidade Segura. Marchezan é o único prefeito brasileiro a participar do encontro.

Marchezan participou nesse domingo, 11, da abertura do evento, cuja programação contou ainda com um encontro com o fundador e presidente da Jerusalem Venture Partners (JVP), Erel Margalit, que falou sobre como criar mudanças sociais através da inovação. A JVP, fundada em 1993, criou e investiu em mais de 120 empresas em Israel, nos Estados Unidos e na Europa. A estratégia de investimento da JVP é liderada por uma profunda experiência na identificação de oportunidades desde o início e na sua expansão para líderes mundiais da indústria.

Jerusalém possui cerca de 5,5 mil startups que já receberam US$ 1 bilhão em investimento. Além disso, Israel está no topo da lista, ao lado da China, com o maior número de empresas com capital na bolsa americana Nasdaq. O país é um dos líderes globais em alta tecnologia, atuando no desenvolvimento de softwares, comunicações e ciências da vida

A programação reúne apresentações de empreendedores, CEOs de empresas de alta tecnologia e de gestores públicos com experiência em inovação.

Na terça-feira, 13, os participantes do congresso visitaram o Centro de Comando da Motorola, em Tel Aviv, que opera em conceito de cidade inteligente, com sistema projetado para melhorar a segurança em situação de rotina e de emergência. Tel Aviv é um importante centro econômico, sedia a Bolsa de Valores de Tel Aviv, além de escritórios corporativos e centros de pesquisa e desenvolvimento. A cidade é a capital financeira do país e um dos principais centros financeiros e de artes cênicas. Tel Aviv tem a segunda maior economia do Oriente Médio, depois de Dubai. O prefeito Ron Huldai está no comando desde 1998.

Na quarta-feira, o prefeito visitou startups que operam nas áreas de inovação e segurança e desenvolvem tecnologias para ajudar as cidades a funcionar de modo mais eficiente e atender às necessidades dos cidadãos. Israel é conhecida como a ‘nação das startups’, reúne cerca de 6 mil empresas de tecnologia em estágio inicial.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior esteve nesta quinta-feira, 15, na sede da empresa Elbit, em Tel Aviv, Israel. Gigante do setor de defesa aeroespecial e segurança, a Elbit conta com 16 escritórios somente em Israel e emprega cerca de 13 mil pessoas naquele país. No encontro, o prefeito conheceu as tecnologias na área de segurança desenvolvidas para as cidades inteligentes (smart cities). Ficou acertado que representantes da empresa israelense virão à Capital ainda neste semestre para conhecer as estruturas de segurança.

Em Porto Alegre, a Elbit possui uma subsidiária, a AEL, que faz o projeto, desenvolve e opera aviônicos, sistemas terrestres e para segurança pública. A empresa também participa de diversos programas da indústria espacial. A empresa atua em projetos estratégicos das Forças Armadas como Gripen NG, KC-390, Guarani e Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019