Notícias

Prefeito de Porto Alegre conhece tecnologias para cidades inteligentes em visita a Israel

16.02.2018

Nelson Marchezan Júnior está em Israel, desde o dia 10, participando de encontros com empreendedores que buscam aliar inovação ao turismo, no hub de Inovação Turística. A agenda integra a programação da 32ª Conferência Internacional de Prefeitos, que ocorre até o dia 16, em Jerusalém e Tel Aviv, com o tema Cidade Segura. Marchezan é o único prefeito brasileiro a participar do encontro.

Marchezan participou nesse domingo, 11, da abertura do evento, cuja programação contou ainda com um encontro com o fundador e presidente da Jerusalem Venture Partners (JVP), Erel Margalit, que falou sobre como criar mudanças sociais através da inovação. A JVP, fundada em 1993, criou e investiu em mais de 120 empresas em Israel, nos Estados Unidos e na Europa. A estratégia de investimento da JVP é liderada por uma profunda experiência na identificação de oportunidades desde o início e na sua expansão para líderes mundiais da indústria.

Jerusalém possui cerca de 5,5 mil startups que já receberam US$ 1 bilhão em investimento. Além disso, Israel está no topo da lista, ao lado da China, com o maior número de empresas com capital na bolsa americana Nasdaq. O país é um dos líderes globais em alta tecnologia, atuando no desenvolvimento de softwares, comunicações e ciências da vida

A programação reúne apresentações de empreendedores, CEOs de empresas de alta tecnologia e de gestores públicos com experiência em inovação.

Na terça-feira, 13, os participantes do congresso visitaram o Centro de Comando da Motorola, em Tel Aviv, que opera em conceito de cidade inteligente, com sistema projetado para melhorar a segurança em situação de rotina e de emergência. Tel Aviv é um importante centro econômico, sedia a Bolsa de Valores de Tel Aviv, além de escritórios corporativos e centros de pesquisa e desenvolvimento. A cidade é a capital financeira do país e um dos principais centros financeiros e de artes cênicas. Tel Aviv tem a segunda maior economia do Oriente Médio, depois de Dubai. O prefeito Ron Huldai está no comando desde 1998.

Na quarta-feira, o prefeito visitou startups que operam nas áreas de inovação e segurança e desenvolvem tecnologias para ajudar as cidades a funcionar de modo mais eficiente e atender às necessidades dos cidadãos. Israel é conhecida como a ‘nação das startups’, reúne cerca de 6 mil empresas de tecnologia em estágio inicial.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior esteve nesta quinta-feira, 15, na sede da empresa Elbit, em Tel Aviv, Israel. Gigante do setor de defesa aeroespecial e segurança, a Elbit conta com 16 escritórios somente em Israel e emprega cerca de 13 mil pessoas naquele país. No encontro, o prefeito conheceu as tecnologias na área de segurança desenvolvidas para as cidades inteligentes (smart cities). Ficou acertado que representantes da empresa israelense virão à Capital ainda neste semestre para conhecer as estruturas de segurança.

Em Porto Alegre, a Elbit possui uma subsidiária, a AEL, que faz o projeto, desenvolve e opera aviônicos, sistemas terrestres e para segurança pública. A empresa também participa de diversos programas da indústria espacial. A empresa atua em projetos estratégicos das Forças Armadas como Gripen NG, KC-390, Guarani e Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019