Notícias

Livro que trata das ações militares dos primeiros judeus no Brasil é lançado em Porto Alegre

18.11.2015

Israel Blajberg veio a Porto Alegre apresentar suas mais recentes obras: Estrela de David no Cruzeiro do Sul e Herança espiritual judaica em brasilidades e outros temas.

Presidente da Academia de história militar terrestre do Brasil – AHIMTB/RIO, o Tenente Israel Blajberg esteve em Porto Alegre para lançar dois novos livros. Depois de Soldados que vem de longe, de 2011, ele apresenta agora as obras Estrela de David no Cruzeiro do Sul e Herança espiritual judaica em brasilidades e outros temas. O lançamento, que ocorreu no dia 17/11, às 19h, no Centro Hebraico Rio Grandense – Cel. Fernando Machado, 1008 – contou com o apoio da FIRS e com a presença de alguns veteranos da FEB, que participaram da II Guerra Mundial.

Prestigiaram a solenidade o Secretário Municipal de Urbanismo de Porto Alegre, Valter Nagelstein, o Presidente do Conselho de Estadual de Cultura, Dael Rodrigues, o Cônsul da Espanha, José Pablo Alzina, o Presidente da Academia de História Militar terrestre do Brasil, Coronel Luiz Eduardo Caminha Giorgis, o Presidente dos Ex-Combatentes Gaúchos, Jorge Krieger de Mello, o deiretor da Revista El Djudió, David Castiel Menda, a Presidente do Centro Hebraico Riograndense, Samantha Castiel Menda, o Presidente e o Vice-Presidente Executivo da Federação Israelita do RS, Zalmir Chwartzmann e Albert Poziomyck.

Foram homenagados os ex-combatentes da 2ª. Guerra Mundial presentes, com uma saudação especial aos Expedicionários Gaúchos Judeus, incluidos entre os 42 heróis brasileiros, entre eles Carlos Scliar(In Memorian), representado por Wremir Scliar. O Hino Nacional abriu a homenagem, executado pela Banda de Musica do Comando Militar do Sul. Em seguida Foi lido o texto redigido pelo escritor Moacyr Scliar para homenagear seu primo, Carlos Scliar, durante o evento “Heróis Brasileiros Judeus da Segunda Guerra”, realizado no Grande Templo, no Rio de Janeiro, há exatos dez anos atrás. O presidente do Conselho Estadual de Cultura e Diretor Cultural do Centro Hebraico Riograndense, Prof Dael Rodrigues, usou da palavra, seguindo do autor aos expedicionarios e o coquetel de autógrafos.

Com 680 páginas e 330 imagens, Estrela de David no Cruzeiro do Sul descreve a participação judaica na defesa do Brasil, desde Cabral até os nossos dias. Nas páginas desta obra flui a própria Historia do Brasil, em suas vertentes Militar e Judaica, ao longo de 5 séculos, desde a chegada das caravelas de Cabral, até as Forças de Paz brasileiras no Haiti, do Soldado ao Marechal.

O livro relata as ações militares dos primeiros judeus do Brasil, portugueses e cristãos-novos,  abrangendo Bandeirantes,  Brasil Holandês, Marinha e Exército Imperial e Guarda Nacional.

Engenheiro do BNDES e Professor da Escola de Engenharia da UFF, recentemente aposentado, Blajberg recebeu o Premio UFF de Literatura com o trabalho Adeus à UFF em dez/2007, sendo autor de Soldados que vem de longe, 2008, AHIMTB/FIERJ, e Estrela de David no Cruzeiro do Sul , 2015, AHIMTB. Em 2005 participou da Delegação Brasileira para a Marcha da Vida na Polônia e Israel.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019