Notícias

Líderes estrangeiros participam de cerimônia de funeral de Shimon Peres

30.09.2016

Líderes estrangeiros e autoridades israelenses participaram nesta sexta-feira (30) do funeral do ex-presidente e prêmio Nobel da Paz, Shimon Peres. Ele foi enterrado no cemitério Mount Herzl, em Jerusalém, nesta manhã. O líder isralense morreu na terça-feira (27), aos 93 anos, após ficar vários dias internado devido a um acidente vascular cerebral.

Durante as últimas homenagens, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou na presença do presidente palestino, Mahmoud Abbas, que “a paz segue sendo uma tarefa inacabada” no Oriente Médio, de acordo com a Reuters.

O presidente palestino precisou de uma autorização especial dos israelenses para ir até Jerusalém, o que não acontecia havia vários anos, relatou a France Presse.

Peres era o único sobrevivente dos três premiados com o Nobel da Paz em 1994 por seu envolvimento nos acordos de Oslo, que estabeleciam as bases de uma autonomia palestina e oferecia a esperança, hoje em dia muito distante, para uma solução do conflito israelense-palestino.

Aperto de mão

Pouco antes do início da cerimônia, Abbas apertou a mão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os dois conversaram rapidamente. “É bom te ver, fazia tempo”, disse Abbas ao chefe de Governo israelense, antes de saudar a esposa do premier, Sara Netanyahu. Eles não apertavam as mãos desde a reunião de cúpula sobre o clima de Paris, há quase um ano.

Nenhum outro presidente árabe compareceu ao funeral, mas o Egito, um dos países árabes que assinou a paz com Israel, enviou o ministro das Relações Exteriores. O ex-presidente americano Bill Clinton, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, também participam da cerimônia, entre outros líderes.

Em seu discurso, Netanyahu disse que Peres foi um “grande homem” para Israel e para o mundo e prometeu que a paz vai acontecer, em um discurso no funeral do prêmio Nobel da Paz em Jerusalém, segundo a France Presse. “Meu querido Shimon. Hoje choro por você. Eu amei você, todos o amamos. Haverá paz Shimon, meu querido, líder excepcional. Eu falo a você do fundo do meu coração”.

Na quinta (29), milhares de israelenses passaram pelo parlamento (Knesset) para fazer a última homenagem.

 

Fonte: G1

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019