Notícias

Liderança comunitária e autoridades participam do Iom Kipur

03.10.2017

O Iom Kipur, dia mais sagrado do ano para os judeus de todo o mundo, reuniu membros da comunidade judaica em Porto Alegre na sinagoga União Israelita, numa cerimônia que iniciou ao entardecer desta sexta-feira(29/09).

Autoridades e representantes da Federação Israelita do RS participaram da cerimônia que marca o dia de jejum, reflexões e orações. É o dia da reconciliação e do perdão. “Iom Kipur não é qualquer dia, é  dia de pedir perdão a Deus, aos outros e a nós mesmos. Iom Kipur é o dia em que reconhecemos quem somos realmente, admitindo as falhas e nos responsabilizando por melhorar para ajudar a construir um mundo melhor”, destacou o rabino Ari Oliszewski durante a celebração.

O presidente da FIRS, Zalmir Schwartzman, lembrou a conexão entre as comunidades judaicas ao redor do mundo, que param no mesmo dia para refletir sobre seus atos. “Esse shabat, o mais importante do ano, é realizado há mais de três mil anos e em qualquer sinagoga que se vá, independente do lugar, os valores reforçados são os mesmos: ética, solidariedade, respeito ao próximo e senso de comunidade”, ressaltou Zalmir.

Representando o Tribunal Federal da Quarta Região (TRF4), a desembargadora Marga Inge Barth Tessler  destacou a importância deste momento de reflexão, especialmente num período tão conturbado na vida política do país. “Que a comunidade seja abençoada neste dia e que possamos contribuir para uma sociedade melhor”, finalizou.

No sábado(30/09) a diretoria da FIRS participou de parte da cerimônia no Centro Israelita Portoalegrense, instituição que comemora, este mês, o centenário de sua fundação.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019