Notícias

Liderança comunitária e autoridades participam do Iom Kipur

03.10.2017

O Iom Kipur, dia mais sagrado do ano para os judeus de todo o mundo, reuniu membros da comunidade judaica em Porto Alegre na sinagoga União Israelita, numa cerimônia que iniciou ao entardecer desta sexta-feira(29/09).

Autoridades e representantes da Federação Israelita do RS participaram da cerimônia que marca o dia de jejum, reflexões e orações. É o dia da reconciliação e do perdão. “Iom Kipur não é qualquer dia, é  dia de pedir perdão a Deus, aos outros e a nós mesmos. Iom Kipur é o dia em que reconhecemos quem somos realmente, admitindo as falhas e nos responsabilizando por melhorar para ajudar a construir um mundo melhor”, destacou o rabino Ari Oliszewski durante a celebração.

O presidente da FIRS, Zalmir Schwartzman, lembrou a conexão entre as comunidades judaicas ao redor do mundo, que param no mesmo dia para refletir sobre seus atos. “Esse shabat, o mais importante do ano, é realizado há mais de três mil anos e em qualquer sinagoga que se vá, independente do lugar, os valores reforçados são os mesmos: ética, solidariedade, respeito ao próximo e senso de comunidade”, ressaltou Zalmir.

Representando o Tribunal Federal da Quarta Região (TRF4), a desembargadora Marga Inge Barth Tessler  destacou a importância deste momento de reflexão, especialmente num período tão conturbado na vida política do país. “Que a comunidade seja abençoada neste dia e que possamos contribuir para uma sociedade melhor”, finalizou.

No sábado(30/09) a diretoria da FIRS participou de parte da cerimônia no Centro Israelita Portoalegrense, instituição que comemora, este mês, o centenário de sua fundação.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019