Notícias

Lançamento dos Cadernos Conib tem plateia cheia na Unibes Cultural

31.08.2018

Um grande público compareceu ao lançamento da 5ª edição dos Cadernos do Conib na sede da Unibes Cultural, que contou com a presença de autoridades e de líderes comunitários. O presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg, falou sobre o tema desta edição “Antissemitismo & Antissionismo”, destacou as ações da Conib de combate à intolerância e ressaltou que a questão do antissemitismo não é um tema que afeta apenas a comunidade judaica. Citou episódios recentes de manifestações de ódio que vem ocorrendo em várias partes do mundo e identificou o antissionismo como a nova máscara do antissemitismo. “Como disse o rabino (Jonathan) Sacks, trata-se de um vírus mutante; já esteve ligado a questões raciais e religiosas – e atualmente apresenta-se de forma cultural e política, questionando a existência do Estado de Israel”. “O desafio é explorar as similitudes, as diferenças e aprofundar a discussão”.

O jornalista Sérgio Malbergier, diretor de Comunicação da Conib e mediador dos debates, afirmou que a discussão em torno da relação entre antissionismo e antissemitismo não é periférica e está no centro das atenções mundiais, como demonstram os episódios protagonizados pelo líder trabalhista britânico Jeremy Corbyn. Malbergier alertou para o fato de jovens esquerdistas da comunidade judaica que, ao se posicionarem contra políticas do governo de Israel, acabam sendo atraídos para liderar movimentos antissionistas que combatem a legitimidade de um Estado judeu.

A professora Maria Luiza Tucci Carneiro reforçou a importância de serem criadas ações práticas e não apenas leis, sugerindo capacitações para bacharéis, policiais, professores e estudantes universitários, além da importância de serem mostrados os aspectos positivos de Israel e de outros meios que perpetuem a memória do Holocausto.

O presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, disse que a discussão sobre a questão antissemitismo-antissionismo é positiva e, acima de tudo, realista. “Vemos o que está acontecendo no mundo, e o Brasil não escapa desse contexto: muito ódio, muita intolerância. Parece que em alguns aspectos estamos retrocedendo”. “Temos neste ano a comemoração dos 70 anos da declaração de direitos humanos e vemos inciativas de alguns governos, que antes se pautavam pela democracia e pela defesa de direitos, retrocedendo em suas pautas”. “Este é, portanto, um momento de reflexão, de defendermos esses valores, que são valores supremos da dignidade humana”. “E a Conib tem esse histórico de defesa da comunidade e a inciativa (de lançar uma revista sobre o tema) é sensacional, porque ela permite materializar pensamentos e fazer com que ideias possam circular e também se perenizar através da revista”. “Certamente vai servir como um armazenamento de artigos e pensamentos para que, no futuro, possam ser consultados”.

O evento, que teve intensa participação do público, contou ainda com as presenças de Luiz Kignel, presidente da Fisesp; Denise Antão, presidente da Unibes; Daniel Bialski; presidente da Hebraica; dos diretores da Conib: Gilberto Meiches, Milton Seligman, Ruth Goldberg, Itche Vasserman e Paulo Gartner; Chella Safra, tesoureira do Congresso Judaico Mundial; Marcelo Schapochnik, diretor do KKL; Bruno Assami, diretor da Unibes Cultural; Patrícia Naves, da OAB/DF; Dirce Namie Kosugi, advogada e coordenadora do Movimento Acorda Sociedade; Jacques Griffel, do Vaad HaChinuch da Fisesp e do Colégio Renascença;, Henrique Veltman, editor da publicação, Iza Mansur, assessora de gestão da Wizo-SP e Claudio Bobrow, ex-presidente do Fundo Comunitário.

 

Fonte: CONIB

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019