Notícias

Lançado em Porto Alegre livro brasileiro que aborda o humor de autores israelenses

08.09.2016

Foi lançado no dia 1º de setembro, em Porto Alegre, o primeiro livro no Brasil a estudar a importância do humor na moderna literatura israelense. Grande público das comunidades judaica e literária da Capital Gaúcha compareceram à Palavraria, uma tradicional livraria e espaço cultural situados no Bairro Bom Fim,  para o lançamento e a noite de autógrafos da autora, Leniza Kautz Menda.

Em Rindo do trágico: o humor na literatura israelense contemporânea, publicada pela Editora Artes e Oficios, são apresentadas e dissecadas as obras de escritores como Sayed Kashua (mestre da autoironia), David Grossman (com seu humor cáustico, que flerta com o preconceito), Meir Shalev (de um humor delicado, saudosista, que aponta um caminho de esperança mesmo em meio a adversidades e à guerra), Yoram Kaniuk (autor que tangencia o “humor negro”, explorando a sátira grotesca) e Amós Oz (cujos textos estão recheados de uma comicidade profundamente humana, capaz de lançar luzes sobre temas tão espinhosos quanto o conflito árabe-israelense).

Na apresentação, o psicanalista e escritor Abrão Slavutzki diz: “a leitura do livro é um convite a um passeio pelos escritores israelis. A literatura, como toda arte, expressa a alma dos povos. Logo esse livro também revela muitas facetas do Povo de Israel. O livro de Leniza Kautz Menda é o primeiro no Brasil a estudar a importância do humor na jovem literatura israeli”.

No final, registra Leniza: “o livro traz à tona o judaísmo dos shetetls judaicos com seus tipos característicos, embora assuma uma nova dimensão em Israel. É um humor que ultrapassa as fronteiras do regional ao abordar temas universais, entre os quais os grandes dilemas que afligem a humanidade: a vida e a morte. É um humor que, através do jogo de linguagem, manifesta o caráter satírico e tragicômico da realidade israelense contemporânea”.

Leniza tem mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, tradutora e intérprete da língua inglesa. Como ativista do grupo feminino judaico da WIZO-RS, Leniza frequentemente coordena grupos de leitura, palestras e atividades relacionadas à escritores judeus ou israelenses.

 

captura-de-tela-2016-09-08-as-14-56-29

Rindo do trágico: o humor na literatura israelense contemporânea

Editora Artes e Ofícios

184 pág.

R$ 46,00

 

 

 

 

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019