Notícias

Jorge Szewkies é Cidadão de Porto Alegre

11.08.2017

A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou, na noite desta terça-feira (8/8), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene que concedeu o título de Cidadão de Porto Alegre ao psiquiatra Jorge Ignácio Szewkies. A solenidade, solicitada pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), foi conduzida pelo vereador João Carlos Nedel (PP) que destacou a honraria concedida. “Evidencio este ato como sendo merecido pelo belo trabalho que realiza para a nossa sociedade”.

Cecchim ressaltou a concessão do título como sendo um reconhecimento à destacada atuação do psiquiatra nas áreas social, da saúde e da educação. “Szewkies, meu amigo, é lembrado por mérito, tendo o coração de uma pessoa bondosa. A pessoa dele fala por si e consegue acumular as opiniões diversas, respeitando a todos. Grande pai, sendo um exemplo a ser seguido”.

O vereador lembrou ainda a cidade é formada por antagonismos, e por isso precisa de pessoas que saibam ouvir, que tenham uma palavra amiga. “O professor homenageado agrega estas qualidades”, salientou. “Não somente por seu empreendedorismo nato e sua excelente metodologia pedagógica, que a tantos favorece, mas também pelo seu espírito cívico e sua urbanidade, que o transformam em um cidadão querido pela sociedade porto-alegrense, na cidade em que escolheu para viver, frutificar, cuidar e curar. A nossa capital agradece pelo seu trabalho”, completou.

Lembranças

Ao agradecer, Jorge Szewkies saudou a cidade de Porto Alegre que recebeu sua família, dando-lhe oportunidades de crescimento familiar e profissional. Igualmente agradeceu ao vereador Cecchim, que lhe possibilitou voltar às lembranças de sua chegada à Capital, e por ter sido bem recebido pelos gaúchos. “Esta cidade faz parte da minha história, juntamente com todos os amigos que fiz durante todos esses anos. Agradeço aos vereadores, por ter a aprovação unânime, para a efetivação desse expediente. E a este país que me abriu as portas, pois é um motivo de orgulho para mim”, finalizou o homenageado

Além de familiares e amigos de Szewkies, prestigiaram a homenagem o deputado estadual, Pedro Ruas (PSol), pela Assembleia Legislativa; o desembargador Carlos Roberto Lofego Caníbal, do Tribunal de Justiça; o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann; e os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), Comandante Nádia (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB) e Doutor Thiago Duarte (DEM).

Histórico

Argentino de nascimento, Jorge Inácio Szewkies veio para o Brasil em 1962, aos 10 anos de idade. É graduado pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), especialista em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutor em Medicina pelo Departamento de Psicoterapia da Universidade de Ulm, Alemanha. Também foi professor de diversas disciplinas na área da saúde mental, na graduação médica e em pós-graduação. Atualmente é diretor do curso de pré-vestibular Fleming, especializado na preparação de candidatos aos curdos de medicina, criado 2003. Em 2015, durante as comemorações dos 103 anos do Colégio Militar de Porto Alegre, recebeu o Diploma Amigo do CMPA, em razão de serviços prestados àquele estabelecimento de ensino.

No livro Psiquiatria: Informações Científicas para o Leigo contribuiu com o artigo A pessoa desconfiada e brigona, em capítulo destinado aos distúrbios mentais. Também participou da edição da Bibliografia Maria da Penha – Violência contra a mulher no Brasil e da Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, com um artigo tratando sobre a Violência sexual contra crianças e adolescentes: um comentário. Szewkies ainda relatou algumas memórias do seu tempo de enfrentamento à ditadura, como jovem estudante, no projeto Histórias para Lembrar, da Faculdade de Comunicação Social (Famecos), da PUC.

 

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Fonte: CMPA

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019