Notícias

Iom Kipur – a data mais significativa do calendário judaico acontece na próxima terça-feira

07.10.2016

O mais sagrado dos feriados religiosos judaicos será celebrado ao entardecer do dia 11 de outubro – terça-feira, quando os judeus irão se reunir em torno do Iom Kipur. Em Porto Alegre, assim como em outras comunidades do mundo inteiro, esse é o período de maior movimentação nas sinagogas.

Autoridades e representantes da Federação Israelita participam da cerimônia de Iom Kipur na sinagoga União Israelita – Rua Barros Cassal, nº 750, no dia 11/10, às 18h15, e no dia 12/10, às 12h30, na sinagoga Centro Israelita – Rua Henrique Dias, 73.

É um dia de jejum, reflexões e orações. É o dia da reconciliação e do perdão. Durante 24 horas, o judeu deve retirar-se do mundo material, de seus interesses e compromissos e dedicar-se somente às necessidades da alma e do espírito. O jejum rigoroso não tem outra finalidade senão a de colocar a pessoa acima de todos seus valores materiais. O dia é solene e sagrado. Nele reina uma atmosfera de serenidade e de elevação espiritual.

A reconciliação e o ato de perdoar o seu semelhante por algo de errado cometido é um dos fatos mais importantes deste dia, já que estas atitudes estão ao alcance do ser humano e dependem unicamente dele. Um dos temas importantes desta data refere-se à simbólica inscrição no “Livro da Vida”.

A vida de um judeu depende se ele toma ou não a decisão de fazer correções de seus atos. A reza, a caridade e o arrependimento são as respostas que o homem dá para justificar a sua inscrição no “Livro da Vida”. O livre arbítrio do homem – tomando a decisão consciente de olhar para dentro de si mesmo, de rever sua própria vida e de fazer as correções necessárias – completam o sentido espiritual deste dia.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019