Notícias

Heroísmo de Aracy Guimarães Rosa durante a II Guerra será tema de minissérie na Globo

09.09.2016

Mário Teixeira, o mesmo autor de “Liberdade, Liberdade”, já tem um novo compromisso bem encaminhado na Globo. Agora, como próximo desafio, escrever uma minissérie baseada na vida de Aracy Moebius de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011), com título provisório de “Aracy, o Anjo de Hamburgo”.

Nos anos 1930, Aracy era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo, Alemanha, onde chefiava a seção de passaportes. Correndo riscos e por iniciativa própria, ela salvou a vida de dezenas de judeus, que graças à sua intervenção conseguiram emigrar para o Brasil, fugindo da perseguição nazista.

Relatos revelam que Aracy fez isso contrariando circulares secretas do Itamaraty, no Governo Getúlio Vargas. Os consulados na Alemanha eram instruídos a não conceder vistos de entrada para judeus.

Ela chegou a usar clandestinamente veículo do serviço consular para transportar judeus, e os escondia em sua casa. No trajeto, acompanhava os refugiados até o navio e, fazendo uso de sua imunidade diplomática, levava suas joias e dinheiro na própria bolsa, para evitar que fossem confiscados pela polícia nazista.

É o gesto heroico desta brasileira em meio ao nazismo que Mario Teixeira vai contar. Jayme Monjardim é o diretor escolhido pela Globo para esta minissérie.

Chamada de “Anjo de Hamburgo”, Aracy é a única mulher citada no Yad Vashem – Museu do Holocausto, em Jerusalém, entre os 18 diplomatas que salvaram judeus da morte – o embaixador Luiz de Souza Dantas também mereceu a honraria. Em 1982, ela foi reconhecida como “Justa entre as Nações”, um título dado pelo governo israelense a pessoas que correram riscos para ajudar judeus perseguidos. Aracy morreu quase esquecida, em 2011, aos 102 anos, vítima de Alzheimer.

 

Fonte: Menorah e G1

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019