Notícias

Grupo de Diálogo Inter-Religioso participa do Fórum Social Mundial

19.01.2016

A promoção da paz entre a sociedade e as diferentes religiões foi pauta do encontro realizado na manhã desta terça-feira, dia 19, durante programação do Fórum Social Mundial (FSM). O ato ocorreu no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

O evento, contou com a presença do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que tem o Rabino Guershon Kwasniewski(SIBRA) como representante da comunidade judaica. O Presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann e o Vice-Presidente Executivo, Albert Poziomyck, estiveram presentes.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati falou a importância da reflexão e da necessidade de diálogo em um momento de tensão mundial e intolerância, para que os humanos se respeitem e vivam em um mundo de paz. “Essa é a sociedade que queremos, que seja tolerante e combata as desigualdades e que não aconteça só com discurso, mas com prática”, ressaltou.

O prefeito destacou a criação do Grupo de Diálogo Interreligioso de Porto Alegre, iniciativa inédita do Brasil e reconhecida pela Lei Municipal nº 10.372, de 25 de janeiro de 2010. O grupo é integrado por lideranças das religiões católica, espírita, judaica, budista zen, budista tibetana, islâmica, fé-bahái, umbanda e cultos afro-brasileiros, anglicana e luterana. O objetivo do grupo é a busca do entendimento mútuo, servindo como exemplo para os povos das diferentes etnias e credos de que é possível encontrar a paz por meio do respeito, acolhimento das diferenças e do diálogo amoroso. “É uma demonstração de união e respeito às diferenças de crenças e credos. O grupo mostra que é possível conviver com respeito.” declarou o prefeito.
Também participaram do evento o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini, o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Trogildo, a presidente do Conselho Internacional do FSM, Salete Gamba, e os organizadores do fórum Mauri Cruz e Lélio Falcão.
Fotos: Ricardo Giusti/PMPA
Fonte: PMPA

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019