Notícias

Grupo de Diálogo Inter-Religioso participa do Fórum Social Mundial

19.01.2016

A promoção da paz entre a sociedade e as diferentes religiões foi pauta do encontro realizado na manhã desta terça-feira, dia 19, durante programação do Fórum Social Mundial (FSM). O ato ocorreu no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa.

O evento, contou com a presença do Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre que tem o Rabino Guershon Kwasniewski(SIBRA) como representante da comunidade judaica. O Presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann e o Vice-Presidente Executivo, Albert Poziomyck, estiveram presentes.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati falou a importância da reflexão e da necessidade de diálogo em um momento de tensão mundial e intolerância, para que os humanos se respeitem e vivam em um mundo de paz. “Essa é a sociedade que queremos, que seja tolerante e combata as desigualdades e que não aconteça só com discurso, mas com prática”, ressaltou.

O prefeito destacou a criação do Grupo de Diálogo Interreligioso de Porto Alegre, iniciativa inédita do Brasil e reconhecida pela Lei Municipal nº 10.372, de 25 de janeiro de 2010. O grupo é integrado por lideranças das religiões católica, espírita, judaica, budista zen, budista tibetana, islâmica, fé-bahái, umbanda e cultos afro-brasileiros, anglicana e luterana. O objetivo do grupo é a busca do entendimento mútuo, servindo como exemplo para os povos das diferentes etnias e credos de que é possível encontrar a paz por meio do respeito, acolhimento das diferenças e do diálogo amoroso. “É uma demonstração de união e respeito às diferenças de crenças e credos. O grupo mostra que é possível conviver com respeito.” declarou o prefeito.
Também participaram do evento o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini, o presidente da Câmara de Vereadores, Cássio Trogildo, a presidente do Conselho Internacional do FSM, Salete Gamba, e os organizadores do fórum Mauri Cruz e Lélio Falcão.
Fotos: Ricardo Giusti/PMPA
Fonte: PMPA

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019