Notícias

Governador José Ivo Sartori recebe cônsul-geral de Israel, Dori Goren, para tratar de antissemitismo

29.05.2018

Na última quinta-feira, dia 24, o governador José Ivo Sartori recebeu o cônsul-geral de Israel, Dori Goren, para uma audiência em que a pauta principal foram os atos de hostilidade contra a comunidade judaica registrados em Pelotas. Na ocasião, os representantes dialogaram sobre as investigações acerca das ações antissemitas no Estado.

A reunião é resultado do ocorrido no dia 17 de maio, quando vândalos atearam fogo na porta de uma sinagoga em Pelotas, danificando a fachada e áreas internas do templo. Foi a quarta ocorrência em seis meses de ataques ao prédio, com pichações nas paredes.

O governador determinou que o crime seja apurado pelas autoridades de segurança e que os responsáveis sejam identificados. A investigação já foi encaminhada pela Polícia Civil na mesma semana do ato e está sendo aprofundada, conforme garante o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Doren pediu ao governador o aumento das medidas de segurança para interromper um eventual ciclo de ódio ou ameaça à comunidade judaica.

Participaram do encontro o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Swartzman, o vice-presidente, Albert Pozyomic, o presidente do Conselho Geral de Entidades da Federação Israelita, Henry Chmelnistky, e o secretário Extraordinário de Assessoramento Superior do Gabinete do Governador, Idenir Cecchim.

 

Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019