Notícias

Governador José Ivo Sartori recebe cônsul-geral de Israel, Dori Goren, para tratar de antissemitismo

29.05.2018

Na última quinta-feira, dia 24, o governador José Ivo Sartori recebeu o cônsul-geral de Israel, Dori Goren, para uma audiência em que a pauta principal foram os atos de hostilidade contra a comunidade judaica registrados em Pelotas. Na ocasião, os representantes dialogaram sobre as investigações acerca das ações antissemitas no Estado.

A reunião é resultado do ocorrido no dia 17 de maio, quando vândalos atearam fogo na porta de uma sinagoga em Pelotas, danificando a fachada e áreas internas do templo. Foi a quarta ocorrência em seis meses de ataques ao prédio, com pichações nas paredes.

O governador determinou que o crime seja apurado pelas autoridades de segurança e que os responsáveis sejam identificados. A investigação já foi encaminhada pela Polícia Civil na mesma semana do ato e está sendo aprofundada, conforme garante o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer.

Doren pediu ao governador o aumento das medidas de segurança para interromper um eventual ciclo de ódio ou ameaça à comunidade judaica.

Participaram do encontro o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Swartzman, o vice-presidente, Albert Pozyomic, o presidente do Conselho Geral de Entidades da Federação Israelita, Henry Chmelnistky, e o secretário Extraordinário de Assessoramento Superior do Gabinete do Governador, Idenir Cecchim.

 

Fotos: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019