Notícias

Gaúchos realizam o 4º Congresso das Entidades da Comunidade Judaica do RS

04.11.2015

No dia 8 de novembro, líderes e ativistas comunitário se reuniram para debater assuntos relevantes para a comunidade judaica do Estado.

Desde que foi criado, em 2011, o Congresso das Entidades da Comunidade Judaica do Rio Grande do Sul atende ao objetivo da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) de promover ações regulares de relacionamento com todas as suas 36 entidades filiadas, estreitando vínculos e consolidando a imagem da comunidade, bem como difundindo a cultura institucional da FIRS.

Dentre seus objetivos específicos, o congresso busca reunir as entidades comunitárias para discutir a comunidade de forma estratégica; capacitar os ativistas para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo; estimular o compromisso e a responsabilidade na comunidade; criar um fórum para mobilização, discussão e criação de grupos temáticos e criar um ambiente agradável que incentive as entidades a participarem dos eventos futuros.

Os eixos temáticos deste ano foram definidos de acordo com uma pesquisa prévia, realizada pela FIRS com dirigentes de entidades, que apontou 3 grandes preocupações de nossa liderança comunitária para o futuro: Juventude, Comunicação e temas realiconados com Israel, o Antissemitismo e o movimento BDS.

Com base nesses 3 temas, foram realizados painéis onde estes assuntos foram tratados tanto no aspecto teórico quanto no aspecto prático, de forma interativa, buscando soluções que possam ser adaptadas à realidade das entidades. Ao efeito de não limitar os debates ao curto espaço disponível no Congresso, serão pensadas formas de dar continuidade aos trabalhos de forma permanente, com acompanhamento técnico e foco na capacitação e troca de experiências entre as entidades.

A relação de painelistas e mediadores contaram com os jornalista Tulio Milman e Léo Gerchmann, os empresários Fernando Tornaim, Sebastian Watenberg e Roberto Sirotsky, os professores Hermílio Santos, Enio Kaufmann e Lucas Lejderman e os ativistas jovens Guilherme Chwartzmann e Pedro Bacaltchuk. O painel sobre Israel, Antissemitismo e BDS contará com a participação do Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Yoel Barnea.

O 4º Congresso das Entidades da Comunidade Judaica do RS foi realizado no dia 8 de novembro, no auditório do Colégio Israelita Brasileiro e contou com cerca de 80 representantes das 36 entidades judaicas do Estado.

Confira a Galeria de fotos do evento.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019