Notícias

FIRS visita a Rede Pampa e fica frente-a-frente com Xicão Tofani

16.05.2017

Na última quarta-feira, dia 10 de maio, o apresentador Xicão Tofani, um dos membros da bancada do Programa Atualidades Pampa, causou indignação na comunidade judaica quando, em pretexto de fazer uma homenagem ao Povo Palestino, suplantou ao vivo durante o programa uma narrativa confusa e simplificatória a respeito do atentado terrorista perpetrado pelo Grupo Setembro Negro em 1972, durante as Olimpiadas de Munique, que ceifou a vida de onze atletas da delegação israelense. Para completar, expressou ainda seu desconhecimento histórico ao apresentar números e informações que não condizem com a verdade, além de afirmar que os judeus chegaram na Palestina e tomaram conta de tudo, sem citar a resolução da ONU da criação de dois estados, um judeu e outro árabe, e nem mesmo o ataque dos exércitos dos países vizinhos que gerou o que é chamada a Guerra de Independência dos israelenses.

Assista aqui a partir do minuto 39:00

Ao receber as denúncias de diversos membros da comunidade e tomar conhecimento do discurso do apresentador, a Federação Israelita lançou uma nota em resposta às colocações feitas no programa.

Leia aqui – https://www.firs.org.br/nota-oficial-xicao-tofani/

No programa da sexta-feira, a jornalista Magda Beatriz, âncora do programa, fez um ‘mea culpa’ pelas colocações as quais ela descreveu como equivocadas, dentro de um contexto e momento do debate, logo passando a palavra para Tofani se manifestar.

Assista aqui a partir do minuto 12:00

Com o objetivo de esclarecer os fatos e demonstrar a insatisfação da comunidade judaica com o ocorrido, o Presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, acompanhado pelo Vice- Presidente Executivo Albert Poziomyck e do Prof. Enio Kaufmann, foi recebido nesta segunda-feira pelo vice-presidente da Rede Pampa de Comunicação, o jornalista Paulo Sérgio Pinto. No encontro estavam presentes a jornalista Magda Beatriz, a diretora da TV Pampa Marjana Vargas e o próprio Xicão Tofani. Paulo Sérgio fez questão de deixar claro que as colocações do apresentador foram equivocadas, mal colocadas e que não expressam o pensamento da Rede Pampa. O vice-presidente do grupo pediu desculpas formais e ofereceu espaço de resposta à FIRS no programa. Tofani também se retratou, concordando que o assunto é delicado, complexo e que foi mal interpretado em suas observações, não tendo o objetivo de insultar ninguém, muito menos a comunidade judaica, onde conta com grandes amigos.

 Assuntos desta natureza e manifestações que nos machucam, não foram, não são e não serão toleradas. Nossa manifestação acima diz bem da nossa posição. Este encontro teve exatamente este sentido. Mostrar nossa inconformidade e indignação com a forma e o conteúdo de uma declaração equivocada e infeliz”, afirma Chwartzmann.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019