Notícias

FIRS visita o Arcebispo de Porto Alegre

15.12.2015

Na última sexta-feira, o Presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann e o Vice-Preisdente Executivo, Albert Poziomyck, visitaram a Cúria Metropolitana de Porto Alegre, onde foram recebidos pelo Arcebispo Dom Jaime Spengler.

A visita de cortesia, no período próximo às festas de Chanucá e do Natal, teve o objetivo de aproximar as duas entidades levar os votos de um novo ano próspero e harmonioso.

Os dirigentes conversaram sobre a importância do diálogo inter-religioso, o resgate e o trabalho dos valores de solidariedade e respeito à diferença, assim como o atual panorama mundial onde interpretações fundamentalistas vêm criando grupos radicais e intolerantes, capazes de denegrir e desviar a essência pacífica e construtiva das religiões.

Como forma de retribuir a recepção e dar continuidade à aproximação entre a FIRS e a Cúria Metropolitana, ao final do encontro, o presidente Zalmir Chwartzmann convidou Dom Jaime Spengler para um Café da Manhã na FIRS, que será realizado no início de 2016.

Sobre Dom Jaime Spengler

Dom Jaime Spengler é filho de Genésio Bernardo e Léa Maria Spengler. Nasceu no dia 6 de setembro de 1960 na cidade de Gaspar no Estado de Santa Catarina. Tem duas irmãs e um irmão; é o primeiro dos quatro filhos do casal. Aos quatorze anos começou a trabalhar na empresa “Linhas Círculo”, onde trabalhou por cinco anos. Mais tarde, decidiu ingressar na vida religiosa franciscana.

Após dois anos de estudos no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1982, pela admissão no Noviciado na cidade de Rodeio(SC). Em 8 de dezembro de 1985, fez seus votos solenes na Ordem dos Frades Menores. Nos anos de 1983 a 1985 cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura, de Campo Largo(PR). Posteriormente iniciou o curso de Teologia, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis(RJ), concluindo-o no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel, em 1990. Recebeu a Ordenação Diaconal no dia 29 de junho de 1989, na cidade de Nazaré, em Israel. Regressando ao Brasil, foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1990, em Gaspar.

Em 1990 trabalhou no Noviciado Franciscano, em Rodeio. De 1991 a 1995 foi mestre de Postulantes e Professor no Seminário Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá(SP). Em Roma, fez o doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum, nos anos 1995 a 2000.

 

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019