Notícias

FIRS visita comunidades judaicas do Interior do Estado

10.12.2015

No último final de semana, o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, acompanhado dos vice-presidentes Albert Poziomyck, Roberto Wofchuk e Zelig Prikladnicki, visitaram as comunidades judaicas do norte do Estado.

O roteiro começou na sexta-feira, pelo Município de Quatro Irmãos, cerca de 350km de Porto Alegre, berço da imigração judaica que abrigou uma das colônias da JCA(Jewish Colonization Association) no início do Século XX. A cidade ainda abriga o prédio da JCA, hoje a prefeitura, um cemitério judaico e o prédio do Hospital Leopoldo Cohen, construído em 1932 e reformado no ano de 2012, numa iniciativa da FIRS e da Prefeitura de Quatro Irmãos, que hoje abriga o Museu e Memorial da Imigração Judaica e salas para projetos culturais da cidade. A comitiva visitou os sítios judaicos acompanhados do prefeito Adilson de Valle e Mauricio Agranionick, Presidente da Sociedade Israelita Beneficente de Erechim.

Ainda na sexta-feira, os representantes da FIRS chegaram na cidade de Passo Fundo, onde encontraram-se com liderança judaica local, dentre eles o presidente da Sociedade União Israelita de Passo Fundo, Daniel Vinik, Sidnei Melnick e o líder Religioso Berel Engelman onde participaram da cerimônia do Kabalat Shabat com a comunidade.

Nos sábado pela manhã o grupo dirigiu-se para Erechim, onde visitaram a sinagoga e encontraram a liderança judaica local.

O objetivo da viagem foi de aproximar a FIRS das comunidades do interior, como já foi feito com Santa Maria e Pelotas, a fim de ouvir suas necessidades e reforçar a presença da federação apoiando e estimulando atividades culturais e religiosas que possam movimentar a vida judaica e integrar as comunidades da região. Na ocasião, também foi levado ao conhecimento das lideranças o projeto do Censo Judaico, que buscará mapear e unificar as informações sobre a comunidade judaica em todo o Estado.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019