Notícias

FIRS visita comunidades judaicas do Interior do Estado

10.12.2015

No último final de semana, o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, acompanhado dos vice-presidentes Albert Poziomyck, Roberto Wofchuk e Zelig Prikladnicki, visitaram as comunidades judaicas do norte do Estado.

O roteiro começou na sexta-feira, pelo Município de Quatro Irmãos, cerca de 350km de Porto Alegre, berço da imigração judaica que abrigou uma das colônias da JCA(Jewish Colonization Association) no início do Século XX. A cidade ainda abriga o prédio da JCA, hoje a prefeitura, um cemitério judaico e o prédio do Hospital Leopoldo Cohen, construído em 1932 e reformado no ano de 2012, numa iniciativa da FIRS e da Prefeitura de Quatro Irmãos, que hoje abriga o Museu e Memorial da Imigração Judaica e salas para projetos culturais da cidade. A comitiva visitou os sítios judaicos acompanhados do prefeito Adilson de Valle e Mauricio Agranionick, Presidente da Sociedade Israelita Beneficente de Erechim.

Ainda na sexta-feira, os representantes da FIRS chegaram na cidade de Passo Fundo, onde encontraram-se com liderança judaica local, dentre eles o presidente da Sociedade União Israelita de Passo Fundo, Daniel Vinik, Sidnei Melnick e o líder Religioso Berel Engelman onde participaram da cerimônia do Kabalat Shabat com a comunidade.

Nos sábado pela manhã o grupo dirigiu-se para Erechim, onde visitaram a sinagoga e encontraram a liderança judaica local.

O objetivo da viagem foi de aproximar a FIRS das comunidades do interior, como já foi feito com Santa Maria e Pelotas, a fim de ouvir suas necessidades e reforçar a presença da federação apoiando e estimulando atividades culturais e religiosas que possam movimentar a vida judaica e integrar as comunidades da região. Na ocasião, também foi levado ao conhecimento das lideranças o projeto do Censo Judaico, que buscará mapear e unificar as informações sobre a comunidade judaica em todo o Estado.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019