Notícias

FIRS visita comunidades judaicas do Interior do Estado

10.12.2015

No último final de semana, o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, acompanhado dos vice-presidentes Albert Poziomyck, Roberto Wofchuk e Zelig Prikladnicki, visitaram as comunidades judaicas do norte do Estado.

O roteiro começou na sexta-feira, pelo Município de Quatro Irmãos, cerca de 350km de Porto Alegre, berço da imigração judaica que abrigou uma das colônias da JCA(Jewish Colonization Association) no início do Século XX. A cidade ainda abriga o prédio da JCA, hoje a prefeitura, um cemitério judaico e o prédio do Hospital Leopoldo Cohen, construído em 1932 e reformado no ano de 2012, numa iniciativa da FIRS e da Prefeitura de Quatro Irmãos, que hoje abriga o Museu e Memorial da Imigração Judaica e salas para projetos culturais da cidade. A comitiva visitou os sítios judaicos acompanhados do prefeito Adilson de Valle e Mauricio Agranionick, Presidente da Sociedade Israelita Beneficente de Erechim.

Ainda na sexta-feira, os representantes da FIRS chegaram na cidade de Passo Fundo, onde encontraram-se com liderança judaica local, dentre eles o presidente da Sociedade União Israelita de Passo Fundo, Daniel Vinik, Sidnei Melnick e o líder Religioso Berel Engelman onde participaram da cerimônia do Kabalat Shabat com a comunidade.

Nos sábado pela manhã o grupo dirigiu-se para Erechim, onde visitaram a sinagoga e encontraram a liderança judaica local.

O objetivo da viagem foi de aproximar a FIRS das comunidades do interior, como já foi feito com Santa Maria e Pelotas, a fim de ouvir suas necessidades e reforçar a presença da federação apoiando e estimulando atividades culturais e religiosas que possam movimentar a vida judaica e integrar as comunidades da região. Na ocasião, também foi levado ao conhecimento das lideranças o projeto do Censo Judaico, que buscará mapear e unificar as informações sobre a comunidade judaica em todo o Estado.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019