Notícias

FIRS traz a Porto Alegre o Diretor do Museu do Holocausto de Curitiba

11.08.2016

Trazido pela Federação Israelita do RS,  Carlos Reiss, diretor do único Museu do Holocausto no Brasil, localizado em Curitiba/PR, vai falar sobre a luta contínua dos países contra a segregação e o autoritarismo em evento na OAB/RS – na Rua Washington Luiz, 1110, terça-feira, 16 de agosto, às 18h. O título da palestra é “O Universalismo da Shoá: por que transmitir o Holocausto no século XXI”. 

Inaugurado em 2011, o museu tem como objetivo principal educar, através da história de vítimas e sobreviventes do Holocausto, para o papel de cada cidadão na resistência contra ações e ideologias que disseminem o preconceito e o ódio em nossa sociedade.

Para o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann, trazer à Porto Alegre pessoas com propriedade para falar sobre assuntos como racismo, intolerância e desrespeito, ainda visivelmente presentes em nossa sociedade, é um passo em direção à conquista de mais igualdade e justiça. Para Chwartzmanné de fundamental importância que o Brasil possua um local de acervo, que reúna as memórias e principalmente as histórias que resultaram do holocausto. “O Museu, localizado em Curitiba, é um símbolo da luta contra a intolerância, o racismo, o preconceito e o ódio. Ele ajuda a contar e a principalmente fazer com que as pessoas não esqueçam das vítimas da perseguição nazista e, principalmente, de suas histórias”, diz o presidente.

O encontro que faz parte das atividades do Mês do Advogado, promovido pela OAB/RS, será aberto ao público e faz parte da programação que debate questões que envolvem Gênero e Raça e reunirá, além de Reiss, outros palestrantes, representantes da FIRS, advogados e demais pessoas interessadas no tema. Inscrições prévias através do site www.oabrs.org.br.

Pela manhã, Reiss visitará o Colégio Israelita, onde se encontrará com a direção, professores e alunos.

biografia de Carlos Reiss é vasta. Formado em comunicação social pela Universidade Federal de Minas Gerais, estudou relações internacionais na Universidade Hebraica de Jerusalém e fez pós graduação em geopolítica na Universidade de Tuiuti do Paraná. Reiss, atualmente é coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba também é curador da exposição itinerante “Tão somente crianças: infâncias roubadas no holocausto”.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019