Notícias

FIRS participa da Cerimônia de instalação do Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale

18.05.2016

O Vice-Presidente Executivo da FIRS, Albert Poziomyck participou da Cerimônia de Instalação do o Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale, no Palácio Piratini, que contou com uma Palestra Magna do ministro do STF, Luiz Fux. Dentre os membros escolhidos para integrar o Centro de Estudos, figura a Dra. Irene Coifman Branchtein, que também estava presente no evento.

Na ocasião, foi concedido o título de ‘Doutor Honoris Causa’, a maior honraria da Academia, ao governador José Ivo Sartori, por ser o único governador com formação em filosofia, e pelos relevantes serviços prestados ao setor público, ao longo de sua carreira.

O ministro Luiz Fux, membro da academia e presidente de honra do instituto proferiu a aula magma inicial e falou sobre o novo ordenamento jurídico do país, abordando questões relacionadas ao processo civil, como urgência, mérito, ética e filosofia do Direito.

O Centro foi idealizado pela Academia Brasileira de Filosofia, que busca integrar representantes do meio acadêmico, jurídico e do Poder Público para criar o foco de debates e ideias visando contribuir para o enfrentamento dos grandes desafios do Estado e do Brasil.

O CMR foi idealizado na Casa História de Osório, no Rio de Janeiro. Nesse primeiro momento no estado, o núcleo funcionará de forma virtual para que, posteriormente, seja instalada em uma sede administrativa. O órgão é composto por catedráticos, com assento vitalício, dirigido pelo acadêmico titular e cientista do Direito no Brasil, professor Paulo de Barros Carvalho e tem como Presidente de Honra, o acadêmico titular, ministro do Supremo Tribunal Federal e idealizador do Novo Código de Processo Civil, Luiz Fux.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019