Notícias

FIRS participa da Cerimônia de instalação do Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale

18.05.2016

O Vice-Presidente Executivo da FIRS, Albert Poziomyck participou da Cerimônia de Instalação do o Centro de Estudos Jurídicos Miguel Reale, no Palácio Piratini, que contou com uma Palestra Magna do ministro do STF, Luiz Fux. Dentre os membros escolhidos para integrar o Centro de Estudos, figura a Dra. Irene Coifman Branchtein, que também estava presente no evento.

Na ocasião, foi concedido o título de ‘Doutor Honoris Causa’, a maior honraria da Academia, ao governador José Ivo Sartori, por ser o único governador com formação em filosofia, e pelos relevantes serviços prestados ao setor público, ao longo de sua carreira.

O ministro Luiz Fux, membro da academia e presidente de honra do instituto proferiu a aula magma inicial e falou sobre o novo ordenamento jurídico do país, abordando questões relacionadas ao processo civil, como urgência, mérito, ética e filosofia do Direito.

O Centro foi idealizado pela Academia Brasileira de Filosofia, que busca integrar representantes do meio acadêmico, jurídico e do Poder Público para criar o foco de debates e ideias visando contribuir para o enfrentamento dos grandes desafios do Estado e do Brasil.

O CMR foi idealizado na Casa História de Osório, no Rio de Janeiro. Nesse primeiro momento no estado, o núcleo funcionará de forma virtual para que, posteriormente, seja instalada em uma sede administrativa. O órgão é composto por catedráticos, com assento vitalício, dirigido pelo acadêmico titular e cientista do Direito no Brasil, professor Paulo de Barros Carvalho e tem como Presidente de Honra, o acadêmico titular, ministro do Supremo Tribunal Federal e idealizador do Novo Código de Processo Civil, Luiz Fux.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019