Notícias

FIRS é uma das instituições que participaram da instalação do Comitê de Segurança Metropolitano de Porto Alegre

19.04.2016

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na amanhã do dia 19 de abril, a instalação do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano.
A cerimônia foi realizada Plenário Rocha, sede da CMPA. Além de reunir membros do parlamento da Grande Porto Alegre, representantes de prefeituras, Câmaras Municipais da Região Metropolitana e universidades, o Comitê tem como parceiros no projeto entidades como o Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor (FEDC), a Associação dos Juízes do RS (Ajuris), a Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Associação dos Comissários de Polícia (ACP), Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) e Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros do RS (ASSTBM). Como primeiro passo, estão sendo definidos os coordenadores dos trabalhos, que irão definir o cronograma de atividades.
O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Cassio Trogildo (PTB), que há uma semana participou do Café da Manhã na FIRS e foi recebido pela diretoria da Federação, onde o tema da segurança pública foi um dos principais tópicos do encontro, destacou a importância da realização de um amplo e permanente debate, envolvendo todas as forças sociais e políticas das cidades que estão próximas à Capital, “vislumbrando, ao final, a construção de um Plano Integrado de Segurança Pública para a Região Metropolitana”.
Para Trogildo, a construção de um plano integrado de segurança pública pode ser resultante dos debates realizados com entidades da sociedade organizada. “Não queremos tornar este tema um debate entre situação e oposição, mas tratá-lo de forma republicana, acima de todas as diferenças políticas e ideológicas”, afirmou. Ele reconhece que não existe uma fórmula para acabar com problemas como a violência, fator que mais preocupa a população atualmente. “Todos entendem, no entanto, que não se resolve a violência apenas com repressão policial. É preciso criar alternativas para que se possa agir de forma educativa, e este será o papel do Comitê”, concluiu. O vereador ressalta que o plano necessariamente precisa envolver toda a Região Metropolitana em conjunto, já que a criminalidade está totalmente disseminada e unificada na atuação, e consequentemente na possibilidade real de um combate efetivo.
Na cerimônia, o Vice-Presidente Executivo da FIRS, Albert Poziomyck, representou a comunidade judaica que através da federação, terá participação ativa nos trabalhos do comitê. O ex-secretário de Urbanismo de porto Alegre e membro da comunidade, Valter Nagelstein, também esteve presente exercendo, de volta, sua função de vereador.
Fonte: CMPA
Fotos: Esteban Duarte/CMPA

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019