Notícias

FIRS e OAB/RS vistam o Museu do Holocausto de Curitiba

03.08.2016

Nesta terça-feira, dia 2 de agosto, uma comitiva composta por representantes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, visitaram o Museu do Holocausto de Curitiba. A iniciativa faz parte das ações relacionadas ao convênio das duas instituições no Projeto “OAB vai à Escola” que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula.

A comitiva, formada por Beatriz Maria Luchese Perufo, Conselheira Estadual da OAB/RS e presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada; Carlos Luiz Sioda Kremer, presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS; Jorge Luiz Terra da Silva, Procurador do Estado e presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no RS; Neusa Maria Rolim Bastos, Conselheira da Sub-Seção da OAB em Canoas e os Vice-Presidentes da FIRS, Albert Poziomyck, Luiz Carlos Levenzon e Roberto Wofchuk, foi recebida pelo Presidente da Federação Israelita do Estado do Paraná, Ari Taperman, pelo Diretor Jurídico da FIEP, Reinaldo Mirico Aronis e pelo Diretor do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss.

A programação iniciou com uma visita à sinagoga Beit Yaacov, conduzida pelo presidente da FIEP. Logo após o grupo dirigiu-se ao museu que ocupa espaço, assim como a sinagoga, uma escola e um clube, dentro do complexo do Centro Israelita do Paraná(CIP). A visita ao museu foi coordenada pelo seu diretor, Carlos Reiss, que durante o percurso mostrava o acervo e explicava ao grupo as diretivas educacionais da instituição. “O Holocausto não é UMA história de milhões de pessoas, mas sim MILHÕES de histórias das quais podemos tirar inúmeras lições”, salientou Reiss logo na entrada. “Temos que humanizar e universalizar o ensino do Holocausto, fazendo um paralelo com a vida das pessoas, despertando valores e mostrando que elas tem a responsabilidade com o mundo a sua volta”, completa Carlos.

Após a visitação, que comoveu e motivou o grupo, foi realizada uma reunião almoço onde foram debatidas temáticas e dinâmicas para a transmissão do conteúdo, assim como a parceria do museu na produção de material e apoio ao projeto.

Esta foi a segunda visita das instituições ao museu, a primeira aconteceu em setembro do ano passado, logo após a assinatura do convênio.

Confira aqui as fotos da visita ou acesse nossa página no Facebook..

Convênio FIRS e OAB/RS no Projeto OAB Vai à Escola 

O convênio visa aproveitar as lições aprendidas através do estudo do Holocausto na construção de uma sociedade baseada na tolerância e na fraternidade, em respeito aos direitos humanos e consagração do processo civilizatório. Através de atividades em conjunto, as duas instituições pretendem propiciar a crítica aos processos totalitários, à intolerância e discriminação, por qualquer fundamento, em atividades especialmente dirigidas para alunos, pais e professores das escolas públicas estaduais em suas mais de uma centena de sub-seccionais em todo o Estado.

Pela parceria, as entidades promoverão encontros e trabalhos em conjunto, a fim de esclarecer e advertir acerca dos efeitos danosos à sociedade quanto à divulgação e manifestações de ideologias totalitárias e posturas preconceituosas que atentem contra a formação de uma sociedade pluralista, democrática e tolerante. E também com o intuito de estimular o exercício da cidadania, dos valores morais e sociais, da busca por equilíbrio social e do bem comum.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019