Notícias

FIRS e OAB/RS encaminham parceria nacional

31.03.2016

O objetivo é instituir o tema do Holocausto e antissemitismo no projeto OAB vai à escola em todas as seccionais do país.

Foi retomado, na manhã desta quarta-feira (30), o convênio entre a Federação Israelita do RS (FIRS) e a OAB/RS, que inclui no projeto “OAB vai à escola” o tema do Holocausto e a luta contra o antissemitismo será expandido. Em café da manhã na sede da FIRS, os presidentes e dirigentes das duas instituições avaliaram o momento do país e do mundo, onde focos de intolerância são identificados em número cada vez maior, e a operacionalidade de levar a parceria em nível nacional.

“O projeto está sendo retomado, através das Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente, com encaminhamentos aos conselhos federais. Faremos esse reforço para institui-lo dentro das 27 seccionais da OAB em todo o país,” disse o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Segundo o vice-presidente da FIRS, Luiz Carlos Levenzon, a expectativa é formalizar o projeto nos próximos meses para apresenta-lo ao presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, ainda no primeiro semestre do ano. “Já estamos trabalho na proposta”, informou.

O convênio visa à construção de uma sociedade baseada na tolerância e na fraternidade, em respeito aos direitos humanos e consagração do processo civilizatório. Através de atividades em conjunto, as duas instituições pretendem propiciar o estudo do holocausto e a crítica aos processos totalitários, intolerância e discriminação, por qualquer fundamento, em atividades especialmente dirigidas para alunos das escolas públicas estaduais. “Em momentos como este que o Brasil e o mundo estão vivendo, de intolerância e ódio, é cada vez mais urgente o ensino de respeito ao outro”, avalia o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

Pela parceria, as entidades promovem encontros e trabalhos em conjunto, a fim de esclarecer e advertir acerca dos efeitos danosos à sociedade quanto à divulgação e manifestações de ideologias totalitárias e posturas preconceituosas que atentem contra a formação de uma sociedade pluralista, democrática e tolerante. E também com o intuito de estimular o exercício da cidadania, dos valores morais e sociais, da busca por equilíbrio social e do bem comum.

“A única possibilidade de evitarmos que novos episódios como o holocausto se repita é através da educação”, avaliou Nelnie Lorenzi, coordenadora estadual de Gestão e Aprendizagem da Secretaria de Educação do Esatdo , sobre a importância do projeto.

Além dos já citados, prestigiaram o Café da Manhã: Fernando Krieg da Fonseca, ex-presidente da OAB/RS; Cléa Carpi da Rocha, atualmente conselheira federal da OAB/RS e também ex-presidente da OAB/RS; Rafael Braude Canterji, Secretário-Geral da OAB/RS; Beatriz Peruffo, Conselheira Estadual e Presidente da Comissão da Mulher da OAB/RS; Delma Ibias, Conselheira Estadual e ex-presidente da Comissão da Mulher da OAB/RS; Gerson Fischmann é conselheiro estadual da OAB/RS; os vice-presidentes da FIRS, Roberto Wofchuk e Albert Poziomyck; os diretores da FIRS Armando Burd, Rafael Bán Jacobsen e Flavio Kanter (Coordenador pela FIRS do Projeto OAB Vai à Escola); os ex-presidentes da FIRS Helio Neumann Sant’Anna e Matilde Gus; o presidente da Mantenedora do Colégio Israelita Brasileiro, Fernando Shnaid; os ativistas comunitários Jacob Lavinsky, Milton Melnick, Pedro Gus; o desembargador Jaime Pitermann e o vereador Valter Nagelstein,

Sobre o projeto “OAB vai à Escola”

O “OAB vai à Escola” é um projeto que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula. Noções básicas de direito e cidadania,o funcionamento dos três poderes, em especial o Judiciário, e simulações de mesas,como de conciliação, júri e audiências, integram o projeto.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019