Notícias

FIRS e OAB/RS encaminham parceria nacional

31.03.2016

O objetivo é instituir o tema do Holocausto e antissemitismo no projeto OAB vai à escola em todas as seccionais do país.

Foi retomado, na manhã desta quarta-feira (30), o convênio entre a Federação Israelita do RS (FIRS) e a OAB/RS, que inclui no projeto “OAB vai à escola” o tema do Holocausto e a luta contra o antissemitismo será expandido. Em café da manhã na sede da FIRS, os presidentes e dirigentes das duas instituições avaliaram o momento do país e do mundo, onde focos de intolerância são identificados em número cada vez maior, e a operacionalidade de levar a parceria em nível nacional.

“O projeto está sendo retomado, através das Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente, com encaminhamentos aos conselhos federais. Faremos esse reforço para institui-lo dentro das 27 seccionais da OAB em todo o país,” disse o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Segundo o vice-presidente da FIRS, Luiz Carlos Levenzon, a expectativa é formalizar o projeto nos próximos meses para apresenta-lo ao presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, ainda no primeiro semestre do ano. “Já estamos trabalho na proposta”, informou.

O convênio visa à construção de uma sociedade baseada na tolerância e na fraternidade, em respeito aos direitos humanos e consagração do processo civilizatório. Através de atividades em conjunto, as duas instituições pretendem propiciar o estudo do holocausto e a crítica aos processos totalitários, intolerância e discriminação, por qualquer fundamento, em atividades especialmente dirigidas para alunos das escolas públicas estaduais. “Em momentos como este que o Brasil e o mundo estão vivendo, de intolerância e ódio, é cada vez mais urgente o ensino de respeito ao outro”, avalia o presidente da FIRS, Zalmir Chwartzmann.

Pela parceria, as entidades promovem encontros e trabalhos em conjunto, a fim de esclarecer e advertir acerca dos efeitos danosos à sociedade quanto à divulgação e manifestações de ideologias totalitárias e posturas preconceituosas que atentem contra a formação de uma sociedade pluralista, democrática e tolerante. E também com o intuito de estimular o exercício da cidadania, dos valores morais e sociais, da busca por equilíbrio social e do bem comum.

“A única possibilidade de evitarmos que novos episódios como o holocausto se repita é através da educação”, avaliou Nelnie Lorenzi, coordenadora estadual de Gestão e Aprendizagem da Secretaria de Educação do Esatdo , sobre a importância do projeto.

Além dos já citados, prestigiaram o Café da Manhã: Fernando Krieg da Fonseca, ex-presidente da OAB/RS; Cléa Carpi da Rocha, atualmente conselheira federal da OAB/RS e também ex-presidente da OAB/RS; Rafael Braude Canterji, Secretário-Geral da OAB/RS; Beatriz Peruffo, Conselheira Estadual e Presidente da Comissão da Mulher da OAB/RS; Delma Ibias, Conselheira Estadual e ex-presidente da Comissão da Mulher da OAB/RS; Gerson Fischmann é conselheiro estadual da OAB/RS; os vice-presidentes da FIRS, Roberto Wofchuk e Albert Poziomyck; os diretores da FIRS Armando Burd, Rafael Bán Jacobsen e Flavio Kanter (Coordenador pela FIRS do Projeto OAB Vai à Escola); os ex-presidentes da FIRS Helio Neumann Sant’Anna e Matilde Gus; o presidente da Mantenedora do Colégio Israelita Brasileiro, Fernando Shnaid; os ativistas comunitários Jacob Lavinsky, Milton Melnick, Pedro Gus; o desembargador Jaime Pitermann e o vereador Valter Nagelstein,

Sobre o projeto “OAB vai à Escola”

O “OAB vai à Escola” é um projeto que tem como objetivo conscientizar alunos das escolas públicas sobre a importância dos direitos humanos e da cidadania, através de palestras e debates realizados por advogados voluntários nas salas de aula. Noções básicas de direito e cidadania,o funcionamento dos três poderes, em especial o Judiciário, e simulações de mesas,como de conciliação, júri e audiências, integram o projeto.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019