Notícias

Festa na Rua reúne milhares de pessoas para celebrar a cultura judaica em Porto Alegre

05.06.2018

A 31ª Festa na Rua, promovida pela Organização Sionista do RS, com o apoio da Federação Israelita do RS e demais entidades judaicas de Porto Alegre, celebrou os 70 anos da independência do Estado de Israel e atraiu cerca de 8 mil pessoas para apreciar as atrações e comidas típicas da culinária judaica no último domingo, 3 de junho.

Apresentações com músicas e danças folclóricas tomaram o palco da festa – que começou às 10h e seguiu até as 17h -, na Rua João Telles, entre a Henrique Dias e Avenida Oswaldo Aranha. Durante a solenidade de abertura, que ocorreu às 13h, o público pôde acompanhar as manifestações do vice-presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, do vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Valter Nagelstein.

– A Festa na Rua é um evento extremamente importante para a comunidade judaica de Porto Alegre, já que reúne todas as suas instituições, tem mais de 30 anos e faz parte do calendário oficial da cidade. É a grande oportunidade que temos de mostrar toda a cultura, gastronomia e ações que a comunidade judaica e suas entidades fazem para a comunidade ampla -, destacou Watenberg.

Já o vice-prefeito ressaltou a importância da ocupação das ruas para uma confraternização segura.

– Ver as ruas tomadas pela população dá lazer, diversão, segurança, e dá aquilo que esperamos para uma cidade mais alegre, e isso vocês conseguem fazer muito bem -, afirmou Paim, parabenizando os organizadores e a comunidade judaica, “que tanto contribui para o desenvolvimento econômico e com aspectos culturais, religiosos e gastronômicos que influenciam a cidade”.

Cerca de 50 barracas participaram da festividade, com comidas típicas da culinária judaica e artigos variados, como objetos religiosos e livros. Além disso, o público acompanhou com animação as atrações apresentadas pelo Colégio Israelita Brasileiro.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019