Notícias

Festa na Rua reúne milhares de pessoas para celebrar a cultura judaica em Porto Alegre

05.06.2018

A 31ª Festa na Rua, promovida pela Organização Sionista do RS, com o apoio da Federação Israelita do RS e demais entidades judaicas de Porto Alegre, celebrou os 70 anos da independência do Estado de Israel e atraiu cerca de 8 mil pessoas para apreciar as atrações e comidas típicas da culinária judaica no último domingo, 3 de junho.

Apresentações com músicas e danças folclóricas tomaram o palco da festa – que começou às 10h e seguiu até as 17h -, na Rua João Telles, entre a Henrique Dias e Avenida Oswaldo Aranha. Durante a solenidade de abertura, que ocorreu às 13h, o público pôde acompanhar as manifestações do vice-presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, do vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Valter Nagelstein.

– A Festa na Rua é um evento extremamente importante para a comunidade judaica de Porto Alegre, já que reúne todas as suas instituições, tem mais de 30 anos e faz parte do calendário oficial da cidade. É a grande oportunidade que temos de mostrar toda a cultura, gastronomia e ações que a comunidade judaica e suas entidades fazem para a comunidade ampla -, destacou Watenberg.

Já o vice-prefeito ressaltou a importância da ocupação das ruas para uma confraternização segura.

– Ver as ruas tomadas pela população dá lazer, diversão, segurança, e dá aquilo que esperamos para uma cidade mais alegre, e isso vocês conseguem fazer muito bem -, afirmou Paim, parabenizando os organizadores e a comunidade judaica, “que tanto contribui para o desenvolvimento econômico e com aspectos culturais, religiosos e gastronômicos que influenciam a cidade”.

Cerca de 50 barracas participaram da festividade, com comidas típicas da culinária judaica e artigos variados, como objetos religiosos e livros. Além disso, o público acompanhou com animação as atrações apresentadas pelo Colégio Israelita Brasileiro.

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019