Notícias

Festa na Rua reúne milhares de pessoas para celebrar a cultura judaica em Porto Alegre

05.06.2018

A 31ª Festa na Rua, promovida pela Organização Sionista do RS, com o apoio da Federação Israelita do RS e demais entidades judaicas de Porto Alegre, celebrou os 70 anos da independência do Estado de Israel e atraiu cerca de 8 mil pessoas para apreciar as atrações e comidas típicas da culinária judaica no último domingo, 3 de junho.

Apresentações com músicas e danças folclóricas tomaram o palco da festa – que começou às 10h e seguiu até as 17h -, na Rua João Telles, entre a Henrique Dias e Avenida Oswaldo Aranha. Durante a solenidade de abertura, que ocorreu às 13h, o público pôde acompanhar as manifestações do vice-presidente da FIRS, Sebastian Watenberg, do vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, e do presidente da Câmara Municipal, o vereador Valter Nagelstein.

– A Festa na Rua é um evento extremamente importante para a comunidade judaica de Porto Alegre, já que reúne todas as suas instituições, tem mais de 30 anos e faz parte do calendário oficial da cidade. É a grande oportunidade que temos de mostrar toda a cultura, gastronomia e ações que a comunidade judaica e suas entidades fazem para a comunidade ampla -, destacou Watenberg.

Já o vice-prefeito ressaltou a importância da ocupação das ruas para uma confraternização segura.

– Ver as ruas tomadas pela população dá lazer, diversão, segurança, e dá aquilo que esperamos para uma cidade mais alegre, e isso vocês conseguem fazer muito bem -, afirmou Paim, parabenizando os organizadores e a comunidade judaica, “que tanto contribui para o desenvolvimento econômico e com aspectos culturais, religiosos e gastronômicos que influenciam a cidade”.

Cerca de 50 barracas participaram da festividade, com comidas típicas da culinária judaica e artigos variados, como objetos religiosos e livros. Além disso, o público acompanhou com animação as atrações apresentadas pelo Colégio Israelita Brasileiro.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019