Notícias

Federação Israelita do RS repudia atitude do deputado Darcísio Perondi

14.07.2017

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul repudia a atitude do deputado gaúcho Darcísio Perondi após comparar a atuação do deputado Sergio Zveiter – único membro da comunidade judaica em exercício na Câmara dos Deputados – a práticas do nazismo e fascismo.

Em nota a entidade considera as declarações “inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história”.

Veja o posicionamento completo abaixo.

!logo FIRS 8

NOTA OFICIAL

A propósito das declarações do deputado gaúcho Darcísio Perondi, comparando o parecer do deputado Sergio Zveiter às atitudes de nazistas e fascistas, a FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul -, representante da comunidade judaica do RS, vem a público manifestar que as considera inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história.

Não é a primeira vez que personagens políticas, no desejo de defender seus líderes, associam ações dos três poderes no Brasil de hoje com o tratamento dado aos judeus na Alemanha nazista. Isto nos ofende e ofende a memória daqueles que lá morreram, bem como dos sobreviventes e de seus parentes.

A Comunidade Judaica do RS, alinhada às comunidades de todo o país, conclama o deputado Perondi a rever, em manifestação pública, seu posicionamento sobre a questão, eis que entendemos ser esta uma atitude oportuna e adequada para os necessários esclarecimentos.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019