Notícias

Federação Israelita do RS repudia atitude do deputado Darcísio Perondi

14.07.2017

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul repudia a atitude do deputado gaúcho Darcísio Perondi após comparar a atuação do deputado Sergio Zveiter – único membro da comunidade judaica em exercício na Câmara dos Deputados – a práticas do nazismo e fascismo.

Em nota a entidade considera as declarações “inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história”.

Veja o posicionamento completo abaixo.

!logo FIRS 8

NOTA OFICIAL

A propósito das declarações do deputado gaúcho Darcísio Perondi, comparando o parecer do deputado Sergio Zveiter às atitudes de nazistas e fascistas, a FIRS – Federação Israelita do Rio Grande do Sul -, representante da comunidade judaica do RS, vem a público manifestar que as considera inoportunas, inadequadas e ofensivas à memória dos 6 milhões de vítimas daquele período nefasto da nossa história.

Não é a primeira vez que personagens políticas, no desejo de defender seus líderes, associam ações dos três poderes no Brasil de hoje com o tratamento dado aos judeus na Alemanha nazista. Isto nos ofende e ofende a memória daqueles que lá morreram, bem como dos sobreviventes e de seus parentes.

A Comunidade Judaica do RS, alinhada às comunidades de todo o país, conclama o deputado Perondi a rever, em manifestação pública, seu posicionamento sobre a questão, eis que entendemos ser esta uma atitude oportuna e adequada para os necessários esclarecimentos.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019