Notícias

Federação Israelita destaca que justiça foi feita com condenação de skinheads

21.09.2018

No dia em que a comunidade judaica comemora o Iom Kipur, também conhecido como Iom ha Din ou Dia do Juízo, três skinheads que atacaram jovens judeus em Porto Alegre foram condenados pela agressão realizada em 2005 na capital gaúcha. A Federação Israelita do RS (FIRS) destaca que o resultado traz a sensação de que a justiça foi feita. O presidente da entidade, Zalmir Chwartzmann, ressalta que a decisão, inédita, é essencial para conscientizar sobre os perigos do discurso de ódio e da intolerância.

“O julgamento de hoje entra para a história da Justiça brasileira, não só para a comunidade judaica, mas para toda sociedade, que precisa combater o ódio e o discurso de ódio dos radicais”, relatou.

Thiago Araújo da Silva foi condenado a 13 anos de reclusão e apela em liberdade. Fábio Roberto Sturm foi condenadio a 12 anos e 8 meses de reclusão e apela em liberdade. Já Laureano Vieira Toscani foi condenado a 13 anos de reclusão e já tendo sido decretada a prisão.

Os outros nove réus do caso ainda passarão por julgamento. A Federação ainda agradece a participação dos advogados Hélio Sant’Anna, Helena Sant’Anna e João Batista Saraiva durante todo processo, assim como o trabalho de investigação dirigido pelo Delegado Paulo Cesar Jardim.

Jovens judeus atacados

A agressão ocorreu em maio de 2005 na Cidade Baixa, em Porto Alegre. As vítimas, três jovens judeus que usavam quipás, passaram em frente a um bar na Rua Lima e Silva. O grupo de agressores estava dentro do estabelecimento, foi para a rua e iniciou o ataque com golpes de facas e canivetes. O Ministério Público denunciou os 14 agressores como skinheads e com ligações antissemitas e nazistas.

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019