Notícias

Federação Israelita destaca que justiça foi feita com condenação de skinheads

21.09.2018

No dia em que a comunidade judaica comemora o Iom Kipur, também conhecido como Iom ha Din ou Dia do Juízo, três skinheads que atacaram jovens judeus em Porto Alegre foram condenados pela agressão realizada em 2005 na capital gaúcha. A Federação Israelita do RS (FIRS) destaca que o resultado traz a sensação de que a justiça foi feita. O presidente da entidade, Zalmir Chwartzmann, ressalta que a decisão, inédita, é essencial para conscientizar sobre os perigos do discurso de ódio e da intolerância.

“O julgamento de hoje entra para a história da Justiça brasileira, não só para a comunidade judaica, mas para toda sociedade, que precisa combater o ódio e o discurso de ódio dos radicais”, relatou.

Thiago Araújo da Silva foi condenado a 13 anos de reclusão e apela em liberdade. Fábio Roberto Sturm foi condenadio a 12 anos e 8 meses de reclusão e apela em liberdade. Já Laureano Vieira Toscani foi condenado a 13 anos de reclusão e já tendo sido decretada a prisão.

Os outros nove réus do caso ainda passarão por julgamento. A Federação ainda agradece a participação dos advogados Hélio Sant’Anna, Helena Sant’Anna e João Batista Saraiva durante todo processo, assim como o trabalho de investigação dirigido pelo Delegado Paulo Cesar Jardim.

Jovens judeus atacados

A agressão ocorreu em maio de 2005 na Cidade Baixa, em Porto Alegre. As vítimas, três jovens judeus que usavam quipás, passaram em frente a um bar na Rua Lima e Silva. O grupo de agressores estava dentro do estabelecimento, foi para a rua e iniciou o ataque com golpes de facas e canivetes. O Ministério Público denunciou os 14 agressores como skinheads e com ligações antissemitas e nazistas.

Leia Mais

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019

Escritório da Agência Judaica passará a funcionar no prédio da FIRS em 2019

Na última semana, o presidente da FIRS, Sebastian Watenberg e o Diretor Executivo, Eduardo Gross, reuniram-se com o Representante...

Leia mais

22.03.2019

Nota Oficial: Invasões nos cemitérios judaicos de Porto Alegre

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), como forma de prestar esclarecimentos à Comunidade, se manifesta sobre...

Leia mais

11.03.2019