Notícias

Escritor gaúcho Michel Laub é indicado a prêmio literário na Irlanda

15.04.2016

"Diário da Queda" concorre a 100 mil euros no International Dublin Literary Award

O escritor gaúcho Michel Laub está entre os dez finalistas do International Dublin Literary Award, prêmio literário irlandês que paga o prêmio de 100 mil euros ao vencedor – o maior valor dado a romancistas de qualquer nacionalidade publicado em inglês. Laub concorre por Diário da Queda, romance de 2011 distribuído pela Companhia das Letras. A indicação do escritor brasileiro foi anunciada nesta terça-feira(12/04).

Os autores que concorrem ao prêmio são indicados por bibliotecas públicas ao redor do mundo. Neste ano, os nomes foram apresentados por instituições de Bélgica, Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, Irlanda, Jamaica, Nova Zelândia, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unidos e Estados Unidos, segundo o jornal O Globo. Com Laub, concorrem autores como Marlon James, ganhador do Man Booker Prize, e Marilynne Robinson, que já venceu o Pulitzer.

Veja a lista completa de indicados ao International Dublin Literary Award:

As leis da fronteira, de Javier Cercas (Espanha)
Academy street, de Mary Costello (Irlanda)
Your fathers, where are they? And the prophets, do they live forever?, de Dave Eggers (EUA)
The end of days, de Jenny Erpenbeck (Alemanha)
A brief history of seven killings, de Marlon James (Jamaica)
Diário da queda, de Michel Laub (Brasil), a partir de tradução de Margaret Jull Costa
Our lady of the Nile, de Scholastique Mukasonga (Ruanda), estreante
Dept of speculation, de Jenny Offill (EUA)
Lila, de Marilynne Robinson (EUA)

Diário da Queda – Companhia das Letras, 2011

Um garoto de treze anos se machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra o episódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujas consequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes – a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise -, ele constrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda.
Dessa reflexão fazem parte também as trajetórias de seu pai, com quem o protagonista tem uma relação difícil, e de seu avô, sobrevivente de Auschwitz que passou anos escrevendo um diário secreto e bizarro. São três gerações, cuja história parece ser uma só; são lembranças que se juntam de maneira fragmentada, como numa lista em que os fatos carregam em si tanto inocência quanto brutalidade.
Numa prosa que oscila entre violência, lirismo e ironia, com pausas para uma neutralidade quase documental na descrição de cheiros, gostos, sons, fatos e sentimentos, Diário da queda – livro selecionado pela Bolsa Funarte de Criação Literária – é uma viagem inusitada pela memória de um homem no momento em que ele precisa fazer a escolha que mudará sua vida.

Michel Laub

Nasceu em Porto Alegre, em 1973. Escritor e jornalista, publicou cinco romances, ganhou os prêmios Bienal de Brasília e Bravo/Prime, foi finalista dos prêmios São Paulo de Literatura, Portugal Telecom e Zaffari/Bourbon e será adaptado para o cinema. É um dos integrantes da edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista inglesa Granta. Diário da queda teve os direitos vendidos para onze países.

 

Fonte: Zero Hora

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019