Notícias

Escritor israelense David Grossman participa de Programação na Capital Gaúcha

04.11.2016

O escritor e pacifista israelense David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura ficcional contemporânea, esteve em Porto Alegra graças a uma parceria entre o Fronteiras do Pensamento e a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre e a Braskem.

Com mediação de Adriana Carranca, a palestra, intitulada “David Grossman – Uma literatura pela paz”, foi realizada no domingo (30.10) no Theatro São Pedro. O bate papo que lotou o teatro trouxe à tona as experiências deste engajado autor cuja obra é marcada pela militância pacifista da defesa do Estado de Israel. Defensor da literatura como arma para restabelecer as relações diplomáticas entre as regiões conflituosas do Oriente Médio, Grossman relatou, dentre outros assuntos, o que tristemente lhe ocorreu em 2006, quando se envolveu no pedido de cessar-fogo da Guerra do Líbano, ao lado de Amós Oz e A. B. Yehoshua, apenas dois dias antes de seu filho Uri, sargento do exército israelense, morrer tragicamente em um ataque contra a milícia do Hezbollah. O escritor transformou a experiência do luto em uma de suas mais aclamadas obras, “Fora do Tempo” (Cia. Das Letras), publicado em 2011.

– “A imaginação e a esperança estão unidas no homem. A esperança é um ato de imaginação, de criação – afirmou o escritor. – A essência da imaginação é a liberdade. Quando imaginamos, sentimos algo como uma elevação, vislumbramos diferentes modos como a realidade poderia se combinar e ser diferente”, disse o escritor.

Nascido em Jerusalém, em 1954, formado em filosofia e teatro, escreve em diversos gêneros literários (ficcional, poesia, ensaio, infantil), têm mais de 20 livros traduzidos em diversos idiomas, entre eles “O Livro da Gramática Interior” (2015), “Garoto Zigue-Zague” (2014), “Boa-Noite Girafa” (2013), “Duelo” (2010), “A Mulher Foge” (2009), “Desvario” (2008), “Ver: Amor” (2007), “Mel de Leão” (2006) e “Alguém para correr comigo” (2005).

A diretoria da FIRS ofereceu um jantar a Grossman e à Patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, Cintia Moscovich, na noite de sábado(29.10).

Leia Mais

Araújo e Netanyahu acertam detalhes da visita de Bolsonaro a Israel

Convidado pelos Estados Unidos e Polônia, o chanceler brasileiro está em Varsóvia participando de uma conferência sobre o Oriente...

Leia mais

15.02.2019

Reitor da melhor universidade de Israel desembarcou no Brasil para desenvolver programa aeroespacial

O Instituto de Tecnologia de Israel (‎Technion) é uma das principais escolas de formação em Ciência e Tecnologia do mundo....

Leia mais

15.02.2019

“Necessária revisão na relação com Israel” – Ney Carvalho (O Globo)

A vinda de Benjamin Netanyahu à posse de Jair Bolsonaro e sua posterior condecoração com a Ordem do Cruzeiro...

Leia mais

15.02.2019

Conheça as startups mais valiosas de Israel

Israel ganhou fama de ser um oásis da tecnologia e passou a ter visibilidade graças ao empreendedorismo de sucesso...

Leia mais

15.02.2019

Quem é Davi Alcolumbre, o 1º judeu presidente do Senado?

O Senado elegeu neste sábado (2), o parlamentar Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente. Ele obteve 42 dos 77 votos,...

Leia mais

08.02.2019