Notícias

Escritor israelense David Grossman participa de Programação na Capital Gaúcha

04.11.2016

O escritor e pacifista israelense David Grossman, um dos maiores expoentes da literatura ficcional contemporânea, esteve em Porto Alegra graças a uma parceria entre o Fronteiras do Pensamento e a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre e a Braskem.

Com mediação de Adriana Carranca, a palestra, intitulada “David Grossman – Uma literatura pela paz”, foi realizada no domingo (30.10) no Theatro São Pedro. O bate papo que lotou o teatro trouxe à tona as experiências deste engajado autor cuja obra é marcada pela militância pacifista da defesa do Estado de Israel. Defensor da literatura como arma para restabelecer as relações diplomáticas entre as regiões conflituosas do Oriente Médio, Grossman relatou, dentre outros assuntos, o que tristemente lhe ocorreu em 2006, quando se envolveu no pedido de cessar-fogo da Guerra do Líbano, ao lado de Amós Oz e A. B. Yehoshua, apenas dois dias antes de seu filho Uri, sargento do exército israelense, morrer tragicamente em um ataque contra a milícia do Hezbollah. O escritor transformou a experiência do luto em uma de suas mais aclamadas obras, “Fora do Tempo” (Cia. Das Letras), publicado em 2011.

– “A imaginação e a esperança estão unidas no homem. A esperança é um ato de imaginação, de criação – afirmou o escritor. – A essência da imaginação é a liberdade. Quando imaginamos, sentimos algo como uma elevação, vislumbramos diferentes modos como a realidade poderia se combinar e ser diferente”, disse o escritor.

Nascido em Jerusalém, em 1954, formado em filosofia e teatro, escreve em diversos gêneros literários (ficcional, poesia, ensaio, infantil), têm mais de 20 livros traduzidos em diversos idiomas, entre eles “O Livro da Gramática Interior” (2015), “Garoto Zigue-Zague” (2014), “Boa-Noite Girafa” (2013), “Duelo” (2010), “A Mulher Foge” (2009), “Desvario” (2008), “Ver: Amor” (2007), “Mel de Leão” (2006) e “Alguém para correr comigo” (2005).

A diretoria da FIRS ofereceu um jantar a Grossman e à Patrona da 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, Cintia Moscovich, na noite de sábado(29.10).

Leia Mais

FIRS participa da Mesa Diretora do Pacto Alegre

A FIRS participou, na última terça-feira (26), de reunião do movimento Pacto Alegre, que visa transformar Porto Alegre em...

Leia mais

29.03.2019

Comunidade Judaica convida estudantes para Feira das Universidades Israelenses

Estudantes de Porto Alegre tem atividade confirmada para ampliação do currículo profissional e acadêmico. No dia 10 de abril,...

Leia mais

29.03.2019

Novo júri de três acusados por ataque a judeus em 2005 é realizado em Porto Alegre

Começou na manhã desta quinta-feira (21) o novo júri de mais três acusados de atacar um grupo de judeus no bairro...

Leia mais

22.03.2019

Federação Israelita do Rio Grande do Sul lamenta atentado à Mesquitas na Nova Zelândia

Com profundo pesar, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul manifesta suas condolências aos familiares e vítimas do...

Leia mais

22.03.2019

FIRS recebe secretário de Ciência e Tecnologia

Na manhã de sexta-feira, 15 de março, a diretoria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebeu...

Leia mais

22.03.2019