Blogs

Wremyr Scliar

Professor de Direito Administrativo (PUCRS), Doutor, Mestre e Especialista em direito.Conselheiro substituto emérito aposentado do Tribunal de Contas - RS. Comenda Oswaldo Vergara - OAB RS. Primeiro diretor da Escola de Gestão e Controle do Tribunal de Contas - RS.

Danúbio Gonçalves – o pintor gaúcho e o Gheto de Varsóvia

23.04.2019

Danúbio Gonçalves,  pintor gaúcho, nascido em Bagé,   muralista, gravurista e professor de pintura, morreu aos  96 anos em 21 de abril de 2019.

No seu meio rural, integrou o lendário grupo de Bagé formado por Glênio Bianchetti, Glauco Rodrigues, Carlos Scliar e Vasco Prado, evoluindo para o notável Clube da Gravura, inspirado no montevideano Club del Gravado.

Danúbio, com seu grupo, popularizou a pintura tornando-a acessível, com temática extraída das humildes classes sociais vinculados ao trabalho campesino.

Sua relação com a comunidade judaia era estreita e afetiva.

Frequentava o judaico e progressista  Clube de Cultura, na rua Ramiro Barcellos e com Carlos Scliar manteve um  sólido e solidário companheirismo.

Ele se concretiza na arte e no afeto com a comunidade judaica quando desenha a capa do livro O  LEVANTE DO GHETTO DE VARSÓVIA, editado pela Editorial Vitória de São Paulo, vinculada ao movimento socialista brasileiro.

Também na década de 50 e ainda ao convite de Carlos Scliar, projeta e monta o cenário para a solenidade memorialists alusiva ao Levante do Ghetto de Varsóvia de 19.4.1943 contra o nazismo.

Essa solenidade era realizada no Clube de Cultura, anualmente, lembrando os combatentes judeus que morreram pela liberdade e dignidade judaicas e da humanidade.

Danúbio deverá  ser lembrado pela comunidade judaica por sua amizade com os judeus e sua obra em homenagem aos combatentes do gheto de Varsóvia.

Deixe um Comentário

Outros Artigos de Wremyr Scliar

As duas irmãs de Renoir – o Holocausto assassinou uma obra de arte

23.04.2019

Em 19 de abril de 1943, os judeus do gheto de Varsóvia se insurgiram contra o nazismo. Lembrar esses...

A Libertação de Auschwitz

21.01.2019

Os quatro batedores ucranianos do exército soviético romperam, em 31 de janeiro de 1945,  as correntes do portão do...

O LEGADO DA BÍBLIA HEBRAICA NA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM – 1948

12.11.2018

Comemora -se em   10 de  dezembro setenta anos da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM aprovada pela recém criada...

As Últimas Testemunhas

28.09.2018

SVETLANA ALEXSIEVITCH está de volta às estantes das livrarias com AS ÚLTIMAS TESTEMUNHAS – CEM HISTÓRIAS NÃO INFANTIS, editora...

Quando ela era boa, de Philip Roth

21.09.2018

QUANDO ELA ERA BOA, romance do judeu-americano Philip Roth, de 1967, agora traduzido e editado no Brasil pela Cia....